Matérias e Colunas

Categoria:

A importância em diferenciar os gastos da empresa dos gastos do sócio

Controles Financeiros
Foto: Divulgação

 

Dentre muitas perguntas que um empresário deve ser capaz de responder imediatamente, com certeza uma das mais importantes é: “qual é o lucro de sua empresa?”. Em uma primeira análise, isso parece ser uma pergunta de fácil resposta, mas na realidade isso não acontece.

Um dos principais motivos que levam o empresário a não ser capaz de responder essa pergunta é a quantidade de gastos pessoais que são pagos pela conta da empresa. Em nosso trabalho de consultoria financeira, já vivenciamos vários casos de empresas que tinham bom faturamento, mas não sobrava nada ao final do mês. Além disso, outro ponto importante é a adoção de um padrão de vida acima do nível suportado pela capacidade da empresa de gerar recursos.

Literalmente, quem não se organiza financeiramente paga caro por isso. Essa é uma afirmação verdadeira diante da realidade brasileira.Experimente atrasar a fatura do cartão de crédito ou efetuar o pagamento mínimo!Nem preciso dizer onde isso pode parar. Portanto, acredito que uma grande forma de economia indireta é a manutenção de um controle financeiro pessoal, seja através de um sistema, uma planilha ou até mesmo em papel, a fim de evitar o pagamento desnecessário de multas e juros.

Depois de feito o controle financeiro pessoal, o empresário deve definir um valor mensal a ser retirado da empresa a título de pró-labore ou seja, um “salário” mensal, e assim ser capaz de custear seu estilo de vida.

A grande lição que deve ser aplicada pelo empresário é que o caixa da empresa deve ser utilizado na operação da empresa, seja para reposição de estoque, em reservas para reinvestimento no negócio ou até mesmo gerar fôlego para os momentos ruins, devendo ser capaz de identificar cada real gasto.Assim, efetuar cortes necessários para garantir a rentabilidade e a continuidade das operações, com crescimento.

Temos dois caminhos possíveis no mundo dos negócios, um deles é deixar a empresa à deriva conforme a correnteza, ficando à mercê das crises.O outro caminho das empresas vencedoras é tomar o controle da direção que a empresa deve seguir para vencer os desafios.Uma ferramenta de extrema importância é a manutenção dos controles financeiros.

Espero que tenham gostado e para saber mais acessem:

facebook.com/vinstcoworking

Instagram: @vinstcoworking

www.vinstcoworking.com

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!