O que fazer quando se está desempregado na crise?

0

 

2242407835_4b090b36e4_b

Foto: Flickr

 

[continuação da coluna anterior]

Mas a crise não poupa ninguém. E se, mesmo sendo um bom profissional, você perder seu emprego? Neste caso, aproveite a oportunidade para fazer uma autoavaliação. Pense em seu desempenho, suas competências e quais argumentos você poderá usar na busca de um novo emprego.

De fato, momentos de crise são passageiros. Quando os ventos mudarem, esteja pronto para começar novamente! Em caso de demissão, esteja pronto para buscar sua recolocação no mercado de trabalho.

Certamente, o desemprego em si já é algo assustador para o profissional desde o momento em que ele recebe a notícia de sua demissão. No entanto, o cenário assustador pode gerar ainda mais frustração quando não há sucesso durante as entrevistas de recolocação no mercado de trabalho.

Muitas vezes, não se consegue uma recolocação rápida no mercado de trabalho justamente por conta da situação atual da economia. Enfim, são as situações que acontecem no contexto do mercado de trabalho que causam uma redução do número de vagas abertas em certos setores. Portanto, caso você esteja com dificuldades para encontrar uma vaga de recolocação no mercado de trabalho, vale se perguntar: como está o mercado atualmente, especialmente para minha área de atuação?

Além das razões relacionadas ao contexto do mercado, razões pertinentes ao profissional devem sempre ser observadas no momento de se buscar uma realocação. Para isso:

 

  • Tenha um objetivo profissional claro e bem definido: estabeleça com clareza o que pretende conseguir do mercado de trabalho e vá à luta por aquilo que quer.
  • Tenha um bom currículo em mãos: construa sempre um currículo objetivo, contendo apenas as informações necessárias e pertinentes a questões profissionais e sem erros gramaticais. Um bom currículo pode não garantir uma vaga de emprego, mas um mau currículo pode certamente fazer com que seja desconsiderado para ocupar a vaga.
  • Tenha uma postura adequada em entrevistas: após enviar um bom currículo à empresa e fazer com que ela se interesse pelo profissional que você é, passe pela entrevista de forma adequada. Um histórico profissional de sucesso pode ser esquecido diante de uma má postura durante a entrevista. Chegue sempre no horário, use roupas adequadas, saiba se comunicar e ter uma postura compatíveis com a vaga que você busca. Quando o profissional sabe bem o que está buscando no mercado, possui um currículo efetivo e faz uma boa entrevista, as chances de sucesso são grandes.

 

1,739 total views, 1 views today

(Visitado407 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Andreia Roma

Andreia Roma

Master Coach, Mentora ISOR e Master em PNL, certificada internacionalmente. É fundadora e diretora de projetos da Editora Leader, com mais de 10 anos de experiência na área de vendas e no mercado editorial, com forte atuação nas áreas de marketing e vendas. Está sempre em busca de conhecimento nas diferentes áreas do desenvolvimento humano. É certificada em mais de 20 formações, entre elas, Coaching, PNL, Mentoring, Assessment, Eneagrama, Hipnose, Líder Coach, DISC, Oratória, Comunicação Verbal e Não Verbal e Gestão de Risco. Atualmente, além de conduzir a Editora Leader na criação de vários projetos, dedica-se a projetos que visam apoiar novos escritores, coaches, empresários e demais profissionais que desejam ampliar seus horizontes e alçar voos mais altos em suas carreiras.
09-09-2015 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas