Boas práticas para os profissionais em tempos de crise

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Foto: Flickr

 

Tempos de crise são transitórios. Por isso, é importante que os profissionais estejam sempre bem preparados para enfrentar os desafios dos momentos de instabilidade do mercado de trabalho. É nos momentos de crise que as dúvidas surgem na mente de muitos profissionais, mesmo os mais qualificados: por quanto tempo conseguirei manter meu emprego? Com o mercado instável, como farei para conseguir um novo emprego em caso de demissão? É viável pedir um aumento de salário ou uma promoção neste momento? Como posso investir na minha carreira e enfrentar os desafios?

Investir na carreira profissional é um dos itens mais importantes quando se fala em carreiras, seja em tempos de crise ou não. A partir do momento em que se decide qual carreira seguir, esse investimento já tem início. A partir de então, o profissional deve estar atento às tendências de mercado. Deve buscar entender o que o mercado vem buscando e sempre fazer cursos de reciclagem e especialização. Exemplos mais comuns são: cursos de pós-graduação, MBAs e certificações em áreas específicas.

Para que a falta de recursos financeiros ou tempo não sejam impeditivos ao investimento na carreira, mantenha sempre o foco naquilo que é mais importante e pode gerar mais resultados para sua carreira. Antes de investir tempo e dinheiro em um curso de especialização ou certificação, pense se o que irá aprender poderá ser aplicado em seu dia a dia no trabalho.

Tendo investido em sua carreira, encontre meios para se destacar no mercado de trabalho. Acredite, isso é possível mesmo em tempos de crise!Para isso, procure desenvolver suas habilidades de comunicação. A boa comunicação é a chave para que você, como profissional, seja capaz de demonstrar suas habilidades.

Além disso, tenha sempre um bom networking. Ter um bom relacionamento com as pessoas que o cercam pode ajudá-lo a deixar suas habilidades cada vez mais claras e evidentes. No ambiente de trabalho, mostre-se sempre como um profissional ousado, criativo, bem informado, determinado, exigente, capaz de criar estratégias viáveis. Tudo isso, sem nunca perder de vista atitudes verdadeiramente humildes.

O mercado de trabalho tem valorizado profissionais que tenham capacidades interpessoais e não apenas capacidades técnicas pertinentes à profissão. Pessoas capazes de manter bons relacionamentos enquanto ainda mantêm uma boa postura profissional são capazes de superar qualquer momento de crise e se destacar em suas respectivas áreas.

Então, você pode estar se perguntando: é possível pedir aumento ou promoção em plena crise? Sim! Mesmo em tempos de crise, bons profissionais ainda têm espaço de crescimento dentro das empresas. No entanto, é preciso estar atento ao que acontece ao seu redor.Caso a empresa em que você trabalha esteja sendo diretamente afetada pelo momento, de nada adiantará ter bons argumentos. Porém, se a crise estiver focada mais num contexto global do que particular da empresa, você pode usar argumentos válidos para conseguir aumento, ou mesmo uma promoção, em plena crise.Para isso, converse sempre com seu superior direto. Ele será a pessoa certa para levar seu pedido de reajuste salarial a quem quer que seja responsável pela decisão final.

Além disso, nunca exponha questões pessoais ou compare-se a outros profissionais, leve sempre em consideração fatos sobre seu próprio desempenho profissional. Com bom senso e bons argumentos, mesmo que a crise esteja batendo à porta do mercado de trabalho, todo bom profissional será capaz de iniciar uma negociação.

No entanto, esteja pronto para receber uma resposta negativa ou até mesmo feedback que contrarie seus argumentos. Saiba sempre ouvir e esteja pronto para uma renegociação, se for o caso. Assim, sempre haverá espaço de crescimento.

[continua na próxima coluna]

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Andreia Roma

Andreia Roma

Master Coach, Mentora ISOR e Master em PNL, certificada internacionalmente. É fundadora e diretora de projetos da Editora Leader, com mais de 10 anos de experiência na área de vendas e no mercado editorial, com forte atuação nas áreas de marketing e vendas. Está sempre em busca de conhecimento nas diferentes áreas do desenvolvimento humano. É certificada em mais de 20 formações, entre elas, Coaching, PNL, Mentoring, Assessment, Eneagrama, Hipnose, Líder Coach, DISC, Oratória, Comunicação Verbal e Não Verbal e Gestão de Risco. Atualmente, além de conduzir a Editora Leader na criação de vários projetos, dedica-se a projetos que visam apoiar novos escritores, coaches, empresários e demais profissionais que desejam ampliar seus horizontes e alçar voos mais altos em suas carreiras.
02-09-2015 |

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