Matérias e Colunas

Hidroterapeuta discute os benefícios da atividade

IMG-20150729-WA0014
Foto: Graça Andrade

 

A hidroterapia consiste, basicamente, na realização de exercícios fisioterapêuticos dentro de uma piscina, para estimular o organismo e acelerar a recuperação de lesões e/ou auxiliar nos movimentos das pessoas com doenças que afetam, de alguma forma, os movimentos e as articulações. A busca pela terapia, comprovadamente eficaz, vem aumentando cada vez mais ao longo do tempo. Pensando nisso, e para esclarecer algumas dúvidas frequentes sobre o procedimento, convidamos a fisioterapeuta especializada em hidroterapia, Daniela Lima. Confira:

 

Quais são os exercícios característicos da hidroterapia?

Movimentos de caminhada, deslocamento de membros, tronco e flutuação são movimentos característicos da hidroterapia. A cinesioterapia (os movimentos feitos pelo paciente durante a fisioterapia) associada aos recursos e benefícios da atividade aquática nos dá total liberdade para infinitos movimentos, adaptando a necessidade e funcionalidade do paciente.

 

Para quem e porque é recomendado esse tipo de tratamento?

O tratamento é recomendado para pessoas com doenças reumáticas como artrites, artroses e fibromialgia, doenças neurológicas como Parkinson e AVCs e pós-operatórios ortopédicos. Atende também a pacientes cardiopatas, com problemas respiratórios, grávidas e idosos. A hidroterapia é recomendada em todos esses casos, já que, feita em água morna, promove bem estar, diminuição da tensão muscular, aumento da mobilidade, diminuição do impacto articular e alívio da dor.

 

Qual é a diferença desse tratamento para os outros tipos de fisioterapia?

A maior diferença é o conjunto de propriedades terapêuticas da água. Conseguimos trabalhar força, equilíbrio, alongamento, resistência e carga, de uma forma suave, progressiva e adaptada à patologia do paciente.

 

É um trabalho mais médico ou físico?

É um trabalho terapêutico, feito por indicação médica ou fisioterápica. Atuando na reabilitação e também na prevenção.

 

Muita gente já procura a hidroterapia ou você costuma indicar com a visita?

Muita gente já procura a hidroterapia indicada por seu médico, mas ainda é necessário apresentar o tratamento para que saibam realmente como funciona. É preciso ser feita uma análise, avaliando o paciente, para se traçar um protocolo de conduta.

 

Quais os principais benefícios da hidroterapia?

Os benefícios da hidroterapia consistem em um tratamento prazeroso, com alívio quase imediato da dor, melhora do equilíbrio e coordenação motora, diminuição do stress e ansiedade, melhora no sistema cardiorrespiratório, promovendo o relaxamento muscular e melhor condição física de forma global ao paciente.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!