Onde está a minha barraca?

Saiba o que é um coach esportivo

0
2438711685_2df2c82314_b

Foto: Flickr

 

A pergunta que mais respondo ao longo desses anos de trabalho como um coach é: “O que é coaching e para que serve?”.Proponho, então, uma reflexão baseada em uma situação cotidiana em nosso imenso, belo e ensolarado Brasil, que é ir à praia.

Ao chegar à praia, a primeira coisa que uma pessoa faz é marcar o “seu espaço”, e, para isso, frequentemente aluga-se uma barraca ou leva-se de casa.Na barraca, ficarão os seus pertences, seus familiares e/ou amigos, enfim, pelo tempo que permanecer ao sol, ali estarão os seus valores.

Em um dado momento, a pessoa decide entrar na água e por ali permanecer por algum tempo. O engraçado é que a pessoa ainda olha pra trás para marcar bem o local de sua barraca.

São momentos descontraídos e estimulantes. Uns mergulham e pegam onda, outros brincam com os seus filhos, outros levam bola e a jogam de um lado para o outro, existem aqueles que aproveitam para refletir sobre a vida, outros apenas contemplam a beleza e a força do mar. Na minha infância, agente levava uma “boia” de câmara de ar de pneu de carro ou caminhão e nos divertíamos na água.

Nisso, sem perceber, a corrente marítima vai levando a pessoa para longe da sua barraca, quando, repentinamente, surge a seguinte pergunta:onde está a minha barraca? Na verdade, a barraca está no mesmo lugar, a pessoa é que foi “levada” para longe dela.Isso é mais comum do que pensamos. A cada dia, mais pessoas ao redor do mundo, das mais diversas condições sociais e culturais e das mais diversas idades, se dão conta do quanto estão afastadas de seus valores, de seus referenciais, daquilo que faz os olhos brilharem.

Descoberta e estudada há anos por Augusto Cury, a SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado) é um dos sintomas decorrentes dessa verdadeira “corrente marítima” que está levando cada vez mais pessoas para longe de suas “barracas”.

A ausência de uma visão clara de onde está a sua barraca e o quão valioso é o que está nela (coisas, pessoas e circunstâncias) pode levar uma pessoa a caminhar à deriva pela vida, sendo levada pelas circunstâncias, sem opinião própria, sendo consumida ao invés de consumir.

O coach é um profissional preparado para ajudar uma pessoa a tomar consciência disso, tomar as rédeas de sua própria vida como um protagonista e não como um coadjuvante da própria história, descobrir onde está a sua barraca e avançar mantendo sempre um contato visual com a mesma. Não é terapia, mas é terapêutico.

É simples:  coaching é o processo e o coach é o profissional.Ele (o coach) o estimula a tirar as suas ideias da mente e colocá-las no papel.O segundo e desafiador passo é tirar do papel as suas ideias e transformá-las em conquistas. Afinal, após a fase do planejamento vem a fase do “fazejamento”.

Se você está cansado de deixar a vida te levar, se está incomodado com o tipo de vida que está levando, se está se perguntando“onde está a minha barraca?”, você está diante de uma grande oportunidade de mudar a sua história e viver uma vida que valha a pena ser vivida.

 

980 total views, 1 views today

(Visitado90 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Lula Tavares

Lula Tavares

Coach, ex-jogador e empresário no ramo de comércio e distribuição, José Luiz Tavares é formado em Educação Física e pós-graduado em Psicologia do Esporte. É mastercoach e Fifa Master em Gestão, Marketing e Direito no Esporte. Pioneiro nesta área no futebol brasileiro, écoach do Bahia desde maio. Trabalhou também em mais de 20 clubes, entre eles Flamengo, Fluminense, Figueirense e Palmeiras. Lançou, em 2014, o livro Coaching Esportivo. Também no ano passado, esteve no Palmeiras na fase em que a equipe paulista lutava contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Tal notoriedade o levou a trabalhar individualmente em 2015 com os goleiros do Flamengo Paulo Victor e Daniel, os zagueiros Lúcio (ex-Seleçāo Brasileira) e Luan (Vasco), o meia Daniel Carvalho (Botafogo) e os atacantes Marcelo Cirino (Flamengo) e Neto Berola (Santos). No mercado internacional, Lulinha atende os jogadores Leo Silva e Cortês (ambos do Albirex Niigata, Japão) e Aloisio Boi Bandido (Shandong Luneng Taishan, China).
24-08-2015 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas