Entrevista com o fotógrafo Xicão Jones

O experiente fotógrafo fala de sua trajetória e também dá dicas para os iniciantes

0
xicao-interna

Por ter trabalhado com Xuxa e outras celebridades, não faltam histórias na bagagem de Xicão

Conhecido por ter sido o fotógrafo oficial da apresentadora Xuxa Meneguel por mais de 20 anos, Xicão Jones também foi, por muito tempo, colaborador da Revista Utilità. Quem visita seu estúdio, no Recreio Shopping, tem a oportunidade de conhecer de perto seu olhar apurado e toda a experiência de uma longa carreira.

“O que eu mais gosto da profissão é o desafio: estar em locais diferentes, conhecendo pessoas diferentes. Isso é maravilhoso no meu trabalho, já que me deixa aguçado e me permite fazer o melhor do que eu tenho a oferecer”

Xicão Jones conta que foi apresentado à fotografia durante a greve dos metalúrgicos em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, no fim dos anos 1970. Ele se encantou com os flashes, câmeras e lentes ao ficar preso em uma sala com diversos fotojornalistas que cobriam a manifestação.

– Além da greve, meu segundo momento de encantamento pela fotografia foi durante a faculdade. Cursava publicidade e propaganda e, durante as aulas de fotografia, no laboratório, descobri uma paixão.

Por ter trabalhado com Xuxa e outras celebridades, não faltam histórias na bagagem de Xicão:

– Já fui barrado de premiação que a Xuxa iria apresentar. Na época, só podíamos fotografar em momentos específicos. Eu consegui fazer as fotos, mas peguei muito dessa fase de transição de ‘protocolo’.

O experiente profissional dá dicas para os iniciantes. Segundo ele, além de entrar em um curso para aprender o básico da fotografia, outra importante característica de qualquer fotógrafo é conhecer seus equipamentos, saber os limites dele. Dessa forma, o trabalho aprimorado faz com que o equipamento seja uma extensão do seu corpo.

Atualmente, o fotógrafo continua acompanhando famosos, mas, além disso, trabalha em festas e ensaios com gestantes em seu estúdio no Recreio Shopping. Outra paixão são as paisagens da região, sobretudo as de Pedra de Guaratiba – bairro onde mora há 14 anos.

 1,630 total views,  1 views today

(Visitado346 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Rita de Cássia Costa
Sou uma estudante de jornalismo estereotipada: curiosa por natureza, leitora frenética e apaixonada pelo contato humano. Tenho um interesse todo peculiar por economia, política, moda, cinema e tudo o que me transmite um novo frescor.
Rita de Cássia Costa

Latest posts by Rita de Cássia Costa (see all)

24-08-2015 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas