Matérias e Colunas

Corrida de obstáculos: a nova onda fitness que invadiu o Brasil

AdamTavares_bravus-9_foto divulgação disponivel no site
Foto: Adam Tavares

 

Nos últimos anos as corridas de rua ganharam milhares de adeptos tanto no Brasil, quanto no mundo. A busca pela vida saudável em meio à correria da rotina urbana se tornou o principal motivo para se obter tantos seguidores deste novo estilo de vida que busca acima de tudo qualidade de vida e uma atividade de lazer que sirva também como válvula de escape para as pressões do dia a dia.

Contudo, o que tem se observado é que as corridas de rua já não são mais o suficiente para satisfazer os novos atletas urbanos e atualmente há uma grande tendência a procura pelas corridas de aventura e de obstáculos.

A diferença de uma corrida de aventura para uma de obstáculos é que a primeira, trata-se de uma competição multiesportiva, geralmente realizadas em ambiente natural, tendo como característica uma logística complexa que deve se adaptar ao ambiente escolhido para a realização de suas etapas, nelas são possíveis encontrar diferentes modalidades desportivas; enquanto na corrida de obstáculo adapta-se o meio escolhido para a criação de obstáculos e etapas que desafiam os limites de seus participantes. Diferente da primeira, seus atletas não precisam sair dos grandes centros urbanos para realizá-las.

No mês de maio o Rio de Janeiro sediou a primeira etapa da Bravus Race 2015, onde foi possível encontrar professores, arquitetos, engenheiros e até mesmo donas de casa se sentindo “guerreiros” por pelo menos um dia. Em agosto ocorre à segunda etapa de São Paulo e o número de inscritos do Rio de Janeiro e de todo o país supera expectativas. Como eles se preparam para tais obstáculos?!? O personal trainer tem papel fundamental nesta hora, criando treinamentos multifuncionais, personalizados.

Inspirados em treinamentos táticos militares, é possível realizar treinos similares ao Crossfit, que estão se popularizando e exigem do participante habilidades e alta performance diante obstáculos que podem ser facilmente encontrados no dia a dia, e tornam-se novos desafios durante seus treinos. Tanto a academia, a pracinha do condomínio, ou a orla da praia, podem se tornar cenário para uma boa atividade em que se trabalhe principalmente a otimização de todas as capacidades e valências físicas do ser humano: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Não há idade para querer superar os limites de seu corpo.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!