Matérias e Colunas

Mercado de segurança do trabalho

7836959032_d22dbe0608_z
Foto: Flickr

No Brasil, existe um mercado promissor para a área de Segurança do Trabalho. Esse crescimento na área de SST se deve à necessidade de atender a Legislação e de evoluir no Controle de Riscos e Doenças aos trabalhadores.

Outro fator que impulsiona o investimento das empresas em ações preventivas nesta área é o desconto na alíquota do Seguro de Acidente do Trabalho/Risco de Acidente do Trabalho (SAT/RAT), ou seja, as empresas que comprovadamente investem em SST podem pagar até 50% menos impostos que pagavam antes. Já as empresas que não provam este investimento, e existem indicadores na Previdência que mostram isso, são penalizadas pagando até o dobro de impostos.

Todas as empresas que admitem trabalhadores devem cumprir com a exigência legal de garantir a segurança e saúde dos mesmos e, de acordo com sua atividade, grau de risco e número de colaboradores, ela deverá contratar profissionais da área de SST ou uma empresa para lhe prestar esta consultoria.

Esse mercado emprega profissionais de nível médio, como Técnicos de Segurança, Técnicos de Enfermagem do Trabalho, e de nível superior, como Engenheiros de Segurança do Trabalho e Médicos do Trabalho. Para se cumprir todas as exigências legais definidas nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, há necessidade de envolvimento de uma equipe multidisciplinar, para que os programas, ações e treinamentos envolvidos nesta área alcancem seus objetivos reais de dar estabilidade na produção das empresas, diminuir e/ou eliminar os agentes que geram o acidente e doenças do trabalho e, assim, afastar despesas e prejuízos que decorrem desses eventos.

O grande desafio na área de segurança do trabalho é alcançar a meta de manter um ambiente de trabalho com menos riscos, para que o trabalhador possa ser produtivo, viver dignamente com sua família e ter uma aposentadoria com saúde, integridade física e mental,além da qualidade de vida.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!