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A importância da oratória

Oratória
A característica é fundamental para ter destaque no trabalho | Foto: Flick

 

Falar bem é uma das principais características de um bom profissional. Isso abre portas tanto para ele mesmo quanto para a empresa na qual ele trabalha, já que vende os negócios com a melhor “lábia” possível. A oratória é, portanto, a característica de um líder.

Saber reconhecer esse profissional e usar essa característica a favor da sua empresa é fundamental. Segundo o psicólogo e consultor de carreiras do Bê-á-bá do RH, Carlos Eduardo Pereira, a oratória pode se tornar um atributo essencial:

“A oratória nada mais é que a capacidade de inspirar, entreter e/ou expor ideias de maneira clara para grandes grupos. Considerando que nosso mercado de trabalho institui aos cargos estratégicos, a gestão de muitas pessoas, a oratória se torna um diferencial, se não uma competência essencial”, explica.

Para melhorar esse atributo em seus funcionários, já que muitos não nascem com ele, muitas empresas, ou mesmo os próprios profissionais, vão em busca de cursos e instrutores que possam ajudar no processo.

A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva desenvolveu a Técnica Teatral Cognitiva Comportamental, indicado para quem apresenta transtornos como ansiedade e depressão, que podem atrapalhar o interlocutor, o curso é muito procurado por profissionais das áreas de Comunicação, Direito e Recursos Humanos.

Ana Beatriz trabalha com diretores teatrais, como a Letícia, que a ajudam a desenvolver a técnica especialmente para esse público:

“Juntamos os nossos conhecimentos sobre emoção e mente. Criamos exercícios que desenvolvem a autoestima, memória, postura, criatividade, projeção de voz ao mesmo tempo em que alivia os sintomas contemporâneos”, revela Letícia.

 

 

Entrevistas de emprego

 

Na hora de escolher um novo funcionário para a sua empresa, é preciso também se atentar para os possíveis problemas que levaram àquele profissional a desenvolver algumas dificuldades de comunicação. Questionar e tentar chegar a uma resposta é melhor do que simplesmente não contratá-lo e perder uma excelente oportunidade de crescer com ele.

Entre as dificuldades que podem atrapalhar o profissional, Carlos Eduardo ressalta algumas como falta de domínio da língua portuguesa, até ansiedade, passando por falta de confiança, que pode ter como ápice a gagueira, mesmo que de maneira pontual:

“A dificuldade de se expressar pode ter inúmeros motivos, mas as consequências são muitas vezes fatais. Praticamente todas as empresas consideram a comunicação de qualidade uma competência básica. Desta maneira, uma falha neste quesito pode gerar a eliminação do candidato”, destaca.

 

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