Matérias e Colunas

Entrevista: O sonho literário de Carolina Pavanelli

Carolina Pavanelli
A ex-atriz mirim hoje é professora no Recreio | Foto: Divulgação

Carolina Pavanelli hoje é professora de Redação e Língua Portuguesa de um dos mais importantes colégios da região, o Pensi. Quando cresceu, a então atriz mirimdecidiu cursar Cinema. Graduada pela Universidade Federal Fluminense em 2008, logo começou a trabalhar com produção, mas notou que não era exatamente aquilo que gostava de fazer.

Ela começou a sentir saudades dos tempos em que foi monitora, durante a faculdade. Foi aí que apareceu o convite que mudaria os rumos de sua carreira: em 2010 ela foi chamada para ser monitora no Pensi e, desde então, passou a dar aulas na escola.

A transação foi tranquila e acertada. Carolina conta que não se vê longe da Educação e da Literatura. Até porque, desde pequena, esse universo já fazia parte de sua vida. Seu primeiro livro, “Sonhos de Criança”, foi escrito quando tinha apenas dez anos. Na época, para a pequena atriz, a literatura era apenas um hobby.

Qual é a relação do livro com a sua vida pessoal e profissional?

Sou escritora e, por isso, a relação é direta. Livros são uma forma de terapia em todos os sentidos: tanto para ler, pois tenho acesso a outros mundos, quanto escrevendo, pois acabo entendendo mais meus próprios sentimentos ao colocá-los em palavras escritas.

Por que escolheu a Literatura?

Amo trabalhar com a Língua Portuguesa, desvendar significados ocultos por trás das palavras, a capacidade que algumas pessoas têm de colocar sentimentos universais no papel. Ensinar isso, então, é uma delícia.

Hoje, você é bem-sucedida na carreira acadêmica.Mas já houve algum momento em que pensou voltar à telinha?

Não, nunca pensei. Foi uma fase muito gostosa da minha vida, mas que ficou no passado. Não me vejo trabalhando com qualquer coisa que não a Educação e a Literatura.

Podemos dizer que a literatura também é muito interligada às artes cênicas?

Acho que sim. Ambas são formas de arte e se relacionam. Há diversas obras cinematográficas estupendas baseadas em livros…

Acredita que, hoje em dia, com as redes sociais, a leitura está prejudicada?

Pelo contrário. Acho que as redes sociais maximizaram essa habilidade. Nunca se divulgou tanto, nunca se leu tanto. A leitura não se restringe a livros, e as redes sociais dão uma possibilidade única de compartilhar artigos e sugestões. Só acho que isso poderia, de alguma forma, vir acompanhado de um processo de aprendizado do que se lê.

Como vê a relação das novas plataformas de livros com a escrita da juventude?

Sou super a favor de e-books, apesar de ainda estar me acostumando com eles. Tenho uma biblioteca em casa e gosto do livro físico, de marcar as páginas, fazer anotações. Mas, é o futuro, e acho que há muitas vantagens, como poupar espaço. Ainda vejo, por enquanto, os jovens muito ligados ao livro físico e menos aos e-books. Talvez porque ainda não existam muitas publicações em português, e muito embora muitos dominem o inglês, nem todos estão dispostos a ler nessa língua.

Rapidinhas:

Há quanto tempo mora no Recreio?

Moro no eixo Barra-Recreio há dez anos.

Do que mais gosta na região?

Gosto do fato de o Recreio ainda guardar uma tranquilidade que não se encontra mais em outras regiões.

Há quanto tempo você é professora?

Profissionalmente, desde 2010, muito embora dê aulas particulares e monitoria desde 2005.

Onde e quando você cursou a faculdade?

Fiz Comunicação Social, com habilitação em Cinema, na UFF, de 2005 a 2008.

Realiza algum projeto de incentivo à leitura com os seus alunos?

Sempre indico livros e leituras diversas para eles.

Acredita que a região tenha bons atrativos literários?

Infelizmente, não. Falta na Zona Oeste como um todo aquela cultura da Zona Sul, de andar pelas ruas. Aqui, temos avenidas largas e super modernas, mas que impedem essa prática.

Conhece e recomenda algum sebo na região?

Eu mesma não conheço sebos por aqui. Há as grandes livrarias de shoppings, mas não creio que haja tanto espaço para outras práticas de leitura.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!