Matérias e Colunas

Coach para mães: preparação para as mães de primeira viagem

Mamãe te apoio - Aline Gomes - Credito Mariana Malta 01
Foto: Mariana Malta

 

Não há mulher que não fique com medo da maternidade. Por mais natural que seja, o medo de ser mãe toma conta das marinheiras de primeira viagem. Com foco nesse público, Aline Gomes, psicóloga há 10 anos, fundou há dois anos o projeto Mamãe Te Apoio, que consiste, basicamente, em orientar as mulheres em sua nova função. Confira a entrevista com Aline e conheça mais sobre o projeto:

 

Como foi a sua própria adaptação ao mundo materno?

Tenho duas filhas. Com a Maitê, minha primogênita, optei por fazer tudo eu mesma e não contar com ajuda de babá – apesar de ter uma empresa de seleção e treinamento de babás. Li todos os livros, fiz cursos e me dediquei exclusivamente à minha filha. Já com a Luna, minha caçula, engravidei quando a Maitê tinha apenas sete meses. Então, precisei contar com apoio de uma babá. Eram dois bebês em casa – e Luna com muito refluxo. Brinco dizendo que fiz um “intensivão” sobre maternidade nesta época.

 

O que te fez mudar de carreira, seguir outros rumos?

Quando fiquei em casa, acabei me conectando muito com minhas emoções e meus pensamentos. Amamentar é muito reflexivo; ninar um bebê durante horas, num quarto silencioso e escurinho, faz com que pensemos mais em tudo ao nosso redor – muitas mulheres percebem isso. Minha primeira formação é a psicologia. Ter minha vida virada ao avesso e me conectar diariamente com meus sentimentos me fez querer voltar à minha primeira ocupação. Depois de algumas análises, me certifiquei que trabalhar com o desenvolvimento humano é minha essência, meu propósito de vida.

 

Como é feita a reorganização após a maternidade? Há cronogramas, visitas nas casas das clientes?

Converso com as mães para entender suas demandas. A partir daí, analiso o que elas precisam e as auxilio a perceberem seus pontos cegos – aquele ponto que elas não sabem que é o real motivo do desconforto pelo qual estão passando. Como o trabalho é individualizado, cada cliente tem uma necessidade. Em alguns casos, acompanho, inclusive, as clientes em workshops.

 

Você já ajudou algum papai também? Ou já pensou em ajudá-los?

Não ajudei diretamente nenhum pai, ainda. Mas sim, já tenho um projeto para os papais. Já fiz coaching com homens e o trabalho com eles costuma ser muito impactante, pois eles nem sempre se conectam com suas questões, mas quando o fazem são muito assertivos devido à objetividade que lhes é peculiar.

 

Quais as principais dúvidas das clientes?

Os temas mais solicitados são relacionados à segurança da criança, organização da vida e horários da mãe e necessidade de mudança de carreira (geralmente com a justificativa de poder ficar mais tempo com os filhos).

 

Quais os pontos positivos e negativos do trabalho?

Os resultados são mensuráveis, nítidos e começam a aparecer em menos de um mês. Os atendimentos podem ser via Skype, sem necessidade de encarar trânsito e respeitando os horários deamamentação. O processo tem apenas três meses de duração.

Já os negativos: como o processo tem apenas três meses de duração, a cada encerramento é uma despedida. Porém, é também o início de uma amizade.

 

Aline presta serviço para algumas escolas no Rio dando suporte para as funcionárias do espaço.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!