Matérias e Colunas

Jovens talentos para a dramaturgia

IMG_3122 (1)
Foto: Divulgação

 

 

Já se perguntou como surgem aquelas novas carinhas super talentosas na TV? Já se perguntou se eles já nasceram sabendo interpretar daquele jeito? Os pequenos passam por muitos treinamentos e muito estudo para iniciarem a carreira com grandes papéis, mas de uma maneira um pouco diferente da dos adultos. É com essa proposta que a Vamos Fazer Arte, empresa da atriz Mareliz Rodrigues, que fica no Recreio e produz novos talentos e peças para o público, se posiciona como uma das mais influentes no Rio. Confira a entrevista com a atriz e conheça os projetos da Vamos Fazer Arte:

 

Qual o motivo de escolher trabalhar com talentos mirins?

Eu trabalho com crianças desde que deixei de ser criança. Aos 16 anos, comecei a dar aulas de Ballet. De bailarina, comecei a trabalhar mais como atriz e então passei a dar aula de teatro e interpretação para TV. Eu trabalho com adultos também, mas confesso que as crianças são o meu “xodó”. Adoro a companhia delas. Costumo dizer que eu falo “criancês” fluente.

 

Qual o ponto alto da sua carreira como atriz?

Eu amo trabalhar. E tenho um carinho especial por todos os personagens que tive o prazer de viver. Mas tenho um carinho ainda maior pela personagem Isabella da novela “Esperança”, de Benedito Ruy Barbosa, com direção de Luiz Fernando Carvalho.

 

Quais as principais diferenças no trabalho com as crianças e adultos?

A linguagem. As referências. Eu preciso conhecer o universo infantil para dar referências a eles. Não adianta citar uma cena de um filme que eles não têm interesse e nem idade para ver, preciso citar personagens de desenhos animados, de vídeos virais da internet. Por isso, estou sempre ligada no universo deles.  As crianças também são mais simples no que diz respeito a inseguranças e vaidades. Elas estão aqui para se divertir, para brincar de atuar. É muito gostoso trabalhar com a leveza delas.

 

Como são feitas as produções de peças?

No projeto “Mães a Obra”, que é uma criação do Espaço Cultural Vamos Fazer Arte, nós trabalhamos em parceria com os papais e mamães. Eu faço direção de produção e eles são os “paitrocinadores”.

 

Qual a proposta da sua empresa?

A proposta do Vamos Fazer Arte é ensinar. Eu gosto de ensinar, eu gosto de ver o desenvolvimento dos meus pequenos. Me emociona poder participar da formação de uma nova geração de talentos e fico super feliz quando eles me ligam, mandam mensagens, me incluindo nas suas conquistas. Quando passam em testes, por exemplo, é uma grande felicidade ver uma criança e seus pais realizando um sonho. Principalmente quando sei do quanto estudaram e batalharam. Gosto de ver que eles entendem a profissão como um ofício. Nossos alunos aprendem desde cedo a lidar com valores. Não alimentamos vaidades por aqui, explicamos que o ator tem que ter foco e persistência. Cuidamos muito também para que eles entendam que fazer testes faz parte da profissão, e que não podem ficar tristes se não passarem. Meus atores aprendem a ser pessoas melhores, são solidários, atentos ao companheiro e com a autoestima no lugar certo. Mas trabalhamos muito sério também. O objetivo é preparar para encarar o mercado, e eu digo a eles que meus alunos têm que “chegar chegando” nos testes. (Risos)

 

Há quanto tempo anuncia conosco?

Desde que a escola abriu.

 

São as crianças que buscam a empresa ou vocês correm atrás de talentos?

As crianças que buscam.

 

Quais os pontos positivos e negativos da profissão?

É uma profissão bem difícil. Se você procura glamour, tem que dar um jeito de virar Pop Star. Ator grava no frio, no sol, na chuva, quando o sol ainda não nasceu. O ator tem que ir aonde a história pede. Tem muitos testes, muito texto para decorar, tem que fazer dever de casa nos intervalos das gravações; tem que ler e assistir de tudo; tem que levar muito “não”. Se estiver em cartaz, vai perder aniversário, batizado, feira de ciências. Atuar é uma paixão. E quem trabalha com lazer não tem tempo para se divertir. O problema é que atuar é a maior diversão. Então, já viu, né?

 

A Vamos Fazer Arte fica na Rua Prudente de Moraes, n° 91, sala 307, Recreio. Mais informações no (21) 3439-0390 ou no site www.vamosfazerarte.com.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!