Matérias e Colunas

Categoria:

Fogos e animais

cachorros cópia
Foto: Divulgação

 

As festas juninas e julinas chegaram e com elas os fogos e os rojões. O barulho, para muito de nós, humanos, amedronta, imagine para os cães que têm a audição até 4 vezes mais aguçada que a nossa! Gatos também ficam muito assustados com esses barulhos. O recomendado é não soltar fogos nem rojões, mas como controlar a vontade alheia?

Como não temos ingerência sobre isso, aqui vão algumas dicas para ajudar seu amiCão e AmiCat.

1. Escolha um lugar onde o cachorro e o gato se sintam seguros.

Coloque o cão em um canto da casa onde o som fique abafado.

Quando você souber que no dia haverá fogos de artifício/rojões, arrume um local na casa onde ele se sinta seguro, coloque-o num ambiente que abafe um pouco o som.  Procure deixá-lo longe das janelas.Cuidado apenas para não trancá-lo em um local com objetos que possam machucá-lo ou que ele possa estragar. Prepare o ambiente antes de colocá-lo ali.

Passeie bastante com ele para que ele fique bem cansado durante umas horas antes dos fogos/rojões, pois, assim, ele ficará relaxado e poderá até cochilar no seu quarto enquanto os rojões fazem barulho lá fora.

2. Acostume o cão com o som dos trovões e fogos de artifício.

Coloque uma gravação com sons de trovão e de fogos de artifício.

Quando um cachorro está acostumado com um som, não sentirá medo se ouvi-lo depois. Uma forma, então, é fazer com que os sons de trovões e fogos de artifício sejam naturais para ele. Mas como?

Grave um CD ou MP3 com estes sons e, enquanto seu pet ouve, brinque com ele. É possível, também, colocar no momento em que estiver comendo, ou fazendo algo que ele goste. O importante é que ele associe o som a algo que é bom e não a uma situação ruim.

Vale lembrar que ele pode estranhar no início, então não vá fazê-lo escutar o mesmo CD o dia todo, pois pode causar estresse. Comece colocando o som baixo e vá aumentando gradualmente, sem que isso deixe o cachorro assustado.

3. Mostre ao cachorro que os sons de fogos são bons

Festeje quando ouvir o barulho de trovão ou fogos

Não adianta querer que o seu cão não tenha medo do trovão se você se assusta toda vez que escuta um e ele vê sua reação. Dessa forma, ele também associará o barulho como alguma coisa que não é muito boa.

Procure festejar, cantar, pular ou gritar quando ouvir fogos de artifício, pois o cão começará a processar este som como se fosse uma coisa boa.

4. Não pegue o cão no colo se ele ficar com medo do som

Pegá-lo no colo não vai ajudar a tirar o medo.

Se o rojão e os fogos de artifício não são coisas ruins e você quer que ele perca o medo, não adianta pegá-lo no colo quando ele se sentir acuado com o barulho, pois esta atitude mostra que o está protegendo de algo que não é bom e só está consentindo, de alguma forma, que ele deve ter razão em ficar amedrontado.

É difícil não fazer mimos e “socorrer” o seu cachorro quando ele está assustado, mas terá que fazer o esforço de deixá-lo quieto se a intenção for tirar o medo dele.

5. Ligue a TV para abafar os sons

Abafar um pouco o som dos fogos é uma boa opção.

Se souber que o dia será de muita festa e fogos, como, por exemplo, no Ano Novo, deixe a TV ligada com músicas mais calmas e com volume razoável para que os sons da televisão abafem um pouco o som dos rojões.

Assim, aquele barulho que parece estridente demais para os ouvidos caninos, fica mais suave com o som de músicas.

Vale lembrar que, mesmo tomando estas atitudes, fechar portões, portas e janelas para evitar que o animal fuja, caso se assuste, é a primeira coisa que se deve fazer, visto que, em dias de muita festa, o seu animal fugir pode causar muitos problemas. E ter sempre a identificação do seu AmiCão e AmiCat no pescoço dos mesmos, assim, em caso de fuga, eles serão identificados e retornarão para casa – e o final será feliz!

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!