Você por aqui: Raphael Lima

Articulador do Abraço ao Canal das Tachas

0

Uma das mentes por trás do Abraço ao Canal das Tachas – movimento que luta pela recuperação do canal – Raphael Lima articula pelo desenvolvimento do Recreio desde 2004, quando se tornou morador do bairro. Ele defende que o engajamento da comunidade é o caminho para pressionar as autoridades a tomar providências.

 

Raphael Lima

Foto: Divulgação

Como e quando surgiu a ideia de criar o Abraço ao Canal das Tachas?

Comecei em 2008 documentando os vazamentos de esgoto no bairro e denunciando pela internet. As fotos e vídeos desse trabalho deram origem a inquérito, em 2011, junto ao Ministério Públicocobrando deRio-Águas e Cedae uma solução para o problema. Em 2013, anexamos ao inquérito um abaixo-assinado com 7.000 assinaturas. E, em abril de 2014, organizamos, pelas redes sociais, o primeiro Abraço ao Canal das Tachas.

Na sua opinião, os moradores têm papel importante para a conservação do bairro?

Sem dúvida alguma! Quanto mais os moradores se envolverem e se mobilizarem em busca de soluções para os problemas, mais as autoridades serão cobradas e terão que dar respostas a essas demandas.

Quais as ações que você propõe?

Propomos duas ações primordiais para a despoluição do Canal das Tachas: a mais importante é o fim dos lançamentos de esgoto, principalmente através do sistema da Cedae e, também, a dragagem, já que o Canal está completamente assoreado. A dragagem deve ser feita com bastante responsabilidade e segurança, de modo a não causar qualquer dano à fauna e à flora.

O que o motiva continuar essa luta?

O que me motivou e me motiva é a minha indignação. É ela que me impulsiona a querer mudanças.

 

 1,298 total views,  1 views today

(Visitado120 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Rita de Cássia Costa
Sou uma estudante de jornalismo estereotipada: curiosa por natureza, leitora frenética e apaixonada pelo contato humano. Tenho um interesse todo peculiar por economia, política, moda, cinema e tudo o que me transmite um novo frescor.
Rita de Cássia Costa

Latest posts by Rita de Cássia Costa (see all)

29-06-2015 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas