Matérias e Colunas

Paletas mexicanas: o picolé gourmet

Ninho Trufado
A paleta de ninho trunfado custa R$ 9 e é uma das mais pedidas da Paleteca | Foto: Divulgação

 

Junho. Supostamente, estaríamos apreciando uma temperatura amena, característica do outono, estação dessa época do ano. Entretanto, com os termômetros superiores a 35 graus, o carioca vive dias de intenso calor, desejando apenas sombra, água fresca e picolé. Ao experimentar novos sabores, as marcas de paletas mexicanas se mantêm como um forte mercado em cidades tropicais, como o Rio de Janeiro. Mas, afinal, o que diferencia esse tipo de picolé dos considerados tradicionais?

Segundo o Márcio Santos, representante da Paleteca no Rio de Janeiro, o diferencial da empresa vem do modo de preparo: “São feitos direto da fruta pura, sem o uso de polpa, nem conservantes ou acidulantes. Assim, eles se transformaram nas novas sobremesas gourmet, com 120g de puro sabor artesanal, nada industrializado, com diversas opções de deliciosos recheios que não congelam. Atualmente, os recheios disponíveis são de brigadeiro, doce de leite, leite condensado, goiabada, e outros estão por vir”, explica.

Como Márcio Santos indica, a sobremesa é gourmet, um picolé desses custa em média R$ 9 aqui no Brasil. Entretanto, a paleta considerada mexicana ganhou sabores e características impensáveis em seu lugar de origem.

“A marca mais tradicional no México é a La Michoacana Paleteria y Neveria, que sempre foi vendida em carrinhos. Recentemente inaugurou uma loja simples, dessas de centro da cidade, mas de forma alguma como um produto hype. É popular e barato. E não se usa creme ou recheio”, explica o restaurateur mexicano Hugo Delgado, que vive no Brasil há 15 anos, em entrevista ao Estadão.

Desconsiderando a originalidade ou a falta dela nas paletas vendidas por aqui, o que realmente importa é o gosto, e isso é inegável. Separamos algumas sugestões dos sabores mais vendidos de duas marcas famosas aqui na cidade e outros novos sabores que chegam em suas lojas. Confira:

Coco & Brigadeiro Cremoso (Los Paleteros);

Morango com Leite Condensado (Los Paleteros e Paleteca);

Brigadeiro (Los Paleteros e Paleteca);

Doce de Leite(Los Paleteros);

Ninho trufado (Paleteca).

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!