Matérias e Colunas

Irmãs, atletas se preparam para as olimpíadas

Irmãs judocas
Raquel e Rafaela são promissoras promessas no esporte brasileiro | Foto: Divulgação

O Rio de Janeiro sofre mudanças significativas para sediar as Olimpíadas do ano que vem. Em meio a grande correria de uma cidade grande que recebe o maior evento esportivo do mundo, as irmãs judocas Raquel e Rafaela Silva correm contra o tempo para estarem aptas a competir com grandes atletas. As atleta, que treinam no Maria Lenk, na Barra, destacam ainda as belezas naturais do bairro e as atividades que gostam de fazer por aqui. Confira a entrevista com as irmãs e saiba um pouco mais sobre sua rotina de treinos:

Por serem irmãs, trabalhar como equipe é mais fácil? Como é o relacionamento de vocês?

Raquel: Sim. Com certeza, ajuda muito, quando preciso de ajuda em relação às minhas adversárias, em relação aos treinos e competições, ela sempre me ajuda. A visão de quem está de fora é sempre melhor. Tem algumas coisas que eu não consigo perceber e ela sempre me dá um toque. Nós temos um relacionamento normal como todos os irmãos. Como irmã mais velha, sempre tenho que dar mais conselhos, né?

Como começaram no esporte?

Rafaela: Começamos em 1998, na Associação de Moradores da Cidade de Deus. Entramos no judô para ter uma ocupação no dia a dia, ao invés de perder tempo na rua sem fazer nada. Minha mãe e meu pai trabalhavam e não tínhamos com quem ficar.

Muitos pais evitam colocar as filhas para treinar esse tipo de esporte por não considerar “próprio para meninas”. O que podem falar para eles sobre isso? 

Rafaela: Quando começamos a treinar, sofremos esse preconceito na nossa família. Nossas tias mesmo falaram que era coisa de menino, mas não vejo dessa forma. Judô não é para homens e sim para educação, de qualquer pessoa. O judô é, acima de tudo, disciplina.

Qual o maior incentivo?          

Raquel: O incentivo veio quando conhecemos o professor Geraldo Bernardes, em 2000. Na época, ele disse para o meu pai que eu e minha irmã iríamos estar na Seleção Brasileira de Judô.

 

Com o apoio da incorporadora Fernandes Araujo Participações, as irmãs também treinam a técnica no polo do Instituto Reação, na Estácio de Sá em Jacarepaguá. Rafaela já está classificada para as Olimpíadas e segue no terceiro lugar no ranking mundial, já Raquel viaja para El Salvador, no Campeonato Continental em busca de vaga.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!