Mas, afinal, quem precisa de uma Personal Organizer?

Uma profissional explica um pouco da função para você

0

 

como-organizar-um-guarda-roupa-4

Entender a diferença entre organização e arrumação é fundamental | Foto: Divulgação

Muitas pessoas não sabem o que um Personal Organizer faz. Então, vamos entender.  Se o termo em inglês não agrada, podemos usar outros, como Organizador de Residência, Consultor de Organização Residencial, Organizador Pessoal, ou qualquer outro termo que inclua organização e casa.  O mais importante não é o título, mas a diferença que esse profissional pode fazer na vida de uma pessoa e sua família. 

O Personal Organizer tem a função de encontrar soluções para aumentar seu tempo livre e melhorar a economia doméstica. Como? Em primeiro lugar, ele ensina que arrumar não é organizar, esse entendimento muda tudo. Observem a diferença: a organização é uma solução lógica para resolver um problema, é baseada em técnica e a solução será permanente, enquanto a “arrumação” é uma solução temporária para mascarar a bagunça, pois é feita por impulso sem seguir qualquer processo ou metodologia.

Vejam esse exemplo: se colocarmos todos os botões em um saquinho, tudo bem, ele está arrumado, mas imagine se precisar de um botão vermelho, quadrado e bem pequeno. Será necessário derramar tudo e catar o tal botão. Assim funciona uma arrumação, um impulso para tirar o caos do alcance dos olhos. Mas, se estiverem todos separados por cor ou por tamanho ou por forma, ou de preferência usando todos os critérios, será bem mais fácil achar o botão vermelho, quadrado e bem pequeno. Agora esses botões estão organizados, existe um critério e uma intenção sobre como devem ser achados.

É um exemplo simples, mas já dá para perceber que se perde muito tempo para encontrar o que está arrumado. Agora, imagine o tempo que se perde procurando roupas, documentos, contas e até coisas menos importantes. Então concluímos que esse profissional transforma pesadelos em sonhos; quem não sonha em ter uma casa onde tudo seja achado rapidamente?

Mas, afinal, como um Personal Organizer faz isso na casa das pessoas? Avaliando e resolvendo aquela angústia que persegue a pessoa durante o dia e ela não sabe bem o que é, mas acontece depois de ter pensado em usar uma roupa e quando vai vesti-la não conseguir achar, tendo que mudar tudo faltando minutos para chegar ao seu compromisso.

Acontece assim: é feita uma visita de avaliação, para entender qual é o problema, e ver o perfil das pessoas que moram e trabalham na casa. É muito importante considerar o comportamento de quem utiliza cada espaço da casa a ser organizado; é preciso entender como as coisas são utilizadas, quando e por quem. Só depois dessa avaliação, o projeto é criado. A solução pode vir em forma de uma consultoria, de uma organização de cômodos ou uma gestão de tarefas domésticas. Cada casa é um caso, por isso, a visita é fundamental.

Quando as coisas estão desorganizadas, temos a defesa de dizer que não nos importamos e que nos achamos na própria bagunça, tudo para justificar uma falta de habilidade que ninguém é obrigado a ter. Os Organizadores são capacitados e conhecem técnicas e produtos para resolver e acabar com esse sentimento.

É bom entender também que o trabalho não consiste em manter a casa impecavelmente organizada o tempo todo. Como dizia Carlos Drummond de Andrade: “…eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: aqui tem vida…” Por isso, a base desse trabalho é descobrir o melhor lugar para cada coisa, para que ela possa sair e voltar para o seu lugar sem drama, e ser achada rapidamente sempre que for necessária a sua utilização.

 

E aí? Que tal ganhar tempo, espaço e mais tranquilidade? Consulte um Personal Organizer.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse www.sejapersonalorganizer.com.br

1,666 total views, 1 views today

(Visitado309 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Ivana Portella

Ivana Portella

Sou Ivana Portella, e o meu trabalho como Personal Organizer é entender o que realmente incomoda na desordem que me apresentam, e com técnica, leveza e bom humor resolver, posso fazer isso indo até o problema como consultora ou com palestras e em sala de aula como instrutora. Eu e minha sócia Priscila Sabóia criamos o Seja Personal Organizer para levar às pessoas, técnicas que organizem a casa e a vida, de forma que em pouco tempo tudo possa voltar ao seu lugar sem drama ou crise. Casas perfeitamente organizadas o tempo todo só existem em eventos de decoração, casa feliz tem movimento e movimento desarruma.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse www.sejapersonalorganizer.com.br
11-06-2015 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas