As dores de cabeça e as DTMs

Entre as maiores causas estão o calor, problemas com o sono, pular refeições ou ingestão de certos alimentos

0
dores-de-cabeca-interna

São várias as possíveis causas para a dor que, diariamente, afeta 80% da população

Em uma época estressante como a que vivemos, entre engarrafamentos e correrias, a dor de cabeça aparece com tanta frequência que já não surpreende. Muitas vezes, um analgésico é o suficiente para esquecer o assunto – até que ela apareça novamente. Mas são várias as possíveis causas para a dor que, diariamente, afeta 80% da população. Entre elas: calor, problemas com o sono, pular refeições ou ingerir certos alimentos que propiciam a dor (como café, chocolate, chás pretos, álcool, etc.), má postura, desidratação e problemas dentários.

No caso dos problemas dentários, a dor pode tanto estar relacionada aos dentes mal posicionados como a problemas nas articulações mandibulares e nos músculos da face. “As DTMs (disfunções temporomandibulares)”, explica o doutor José Henrique Frederico, “são distúrbios que podem ocorrer tanto nas articulações da mandíbula como nos músculos que se relacionam com os movimentos da boca (abertura, fechamento e movimentos laterais), estando entre as causas mais frequentes de dores da face que não se originam nos dentes”. Esses distúrbios podem provocar dores de cabeça crônicas ou episódicas e dificilmente são distinguidas da enxaqueca relacionada a outras causas.

Além de afetar predominantemente pessoas do sexo feminino com pouca idade (apresentando um declínio após os 45 anos), as DTMs também atingem as crianças e são desencadeadas por estímulos mecânicos, como o bruxismo e o apertamento, além de dentes mal posicionados. “Essas situações podem ocasionar a liberação de algumas substâncias como as serotoninas, que provocam uma reação em cascata no cérebro – o que, ao final, resultará na enxaqueca e nas dores de cabeça do tipo tensional”, explica o doutor José Henrique.

Para solucionar o problema, é preciso buscar a orientação de um cirurgião-dentista, que investigará o que está causando o distúrbio. As possibilidades de tratamento variam de acordo com a causa, podendo ser necessário o uso de placas de acrílico, no caso de bruxismo ou apertamento, e de aparelhos ortodônticos ou próteses, no caso de dentes mal posicionados.

Serviço:

Clínica Definitive
Rua Dalcídio Jurandir, n. 255, sala 325, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.
(21) 35-07-81-78 ou (21) 35-07-82-64.
Facebook: /definitiveodontologia / #DefinitiveOdontologia #ProfissionalDefinitive

696 total views, 1 views today

(Visitado97 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Maíra Ferreira

Maíra Ferreira

Maíra Ferreira é formada em Letras pela UFRJ, mestranda em Teoria Literária pela mesma instituição e atua como revisora e editora da Utilità. Publicou seu primeiro livro de poemas – denominado A primeira morte – pela Oficina Raquel e edita a revista digital Oceânica, focada na publicação da poesia produzida por mulheres. Posta looks plus size no Instagram (@mairacomacento) e também escreve sobre relacionamentos, feminismo e vida em seu blog: http://mairacomacento.com.br

 
25-05-2015 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas