O café é paixão nacional; e os “cafés” também

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Matéria - café

No Brasil, um dos maiores produtores de café do mundo, o produto é marca da cultura | Foto: Divulgação

 

Um dos maiores países produtores de café do mundo, o Brasil é também um daqueles que mais consomem a “iguaria”. Considerado um acompanhamento primordial durante o dia, desde o início de nossa construção como país, o café está presente no trabalho e em algumas das principais refeições do brasileiro – uma cultura tão nossa, que é, inclusive, impossível se desvencilhar dela. Essas atitudes são comprovadas por estatísticas da Associação Brasileira de Café (Abic), que em 2014 fez um levantamento indicando que cerca de 81 litros de café são consumidos, por pessoa, ao ano.

Os brasileiros, aproveitando nossa cultura de consumo do café, frequentam cada vez mais estabelecimentos que têm o produto como seu carro-chefe, trazendo-o para além das casas das famílias tupiniquins. Os “cafés” se estabelecem como bons lugares de promoção da cultura do encontro e não apenas isso, mas também lugares aconchegantes para estudo e trabalho. Nada melhor como sair do escritório para aliviar o estresse com um pouco de cafeína – essa é a máxima da nossa geração.

Avistando esse interesse brasileiro pelo consumo de café e pelo seu papel social em nossa cultura, a Starbucks, líder de torrefação e venda de cafés especiais, já chega à sua centéssima loja própria no país garantindo que a empresa criada em 1971, pode sim se adequar às necessidades do público local.

– “Eu gosto do clima do lugar, do ambiente e das pessoas que frequentam. Não marco de estudar lá apenas porque não tem nenhuma unidade próxima ao meu colégio, mas é um ponto de encontro meu e dos meus amigos” – afirma Juliana Amaro de 16 anos, aluna do Colégio Ph na Barra e frequentadora assídua do Starbucks.

– “O Brasil é um mercado importante para nós, pois continuamos a construir uma experiência única tanto para nossos clientes quanto para nossos partners (funcionários) de uma forma que honra o rico patrimônio cafeeiro do País”, celebra Norman Banes, diretor geral da Starbuck Brasil.

E para quem acha que esse tipo de estabelecimento é frequentado apenas pelos amantes de café, está muito enganado. O próprio Starbucks, por exemplo, oferece outras bebidas e cria um clima agradável para todos os públicos. Uma boa pedida para aproveitar o pré-feriado.

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Rita de Cássia Costa
Sou uma estudante de jornalismo estereotipada: curiosa por natureza, leitora frenética e apaixonada pelo contato humano. Tenho um interesse todo peculiar por economia, política, moda, cinema e tudo o que me transmite um novo frescor.
Rita de Cássia Costa

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30-04-2015 |

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