Matérias e Colunas

Categoria:

Pele madura: arrase na maquiagem!

maquiagem para pele madura 3
Maquiagem ajuda a destacar a beleza da mulher | Foto: Divulgação

A partir dos 40 anos, a pele começa a perder o viço, o brilho e a elasticidade, pois a pele torna-se mais pálida e as olheiras ficam mais evidentes. Mas nesta fase, a mulher atinge o ponto mais alto da sedução.

Dos 50 aos 60 anos, a pele está mais flácida, seca e os vincos e as rugas estão aparentes, porém é o momento em que a mulher sente-se totalmente realizada com a família, com a profissão e no equilíbrio emocional. Não sente vergonha da idade e não se importa com o que as pessoas falam. Tem segurança, gosta de tudo que faz. Nesta fase, tem um charme todo especial.

Aos 70 anos, sente orgulho de ter conseguido chegar a esta idade. Curte cada momento junto à família, aos netos e amigos (amigas). É a fase da plenitude da mulher.

Com todos os sinais de envelhecimento mencionados, a proporção da idade e as agressões ao longo do tempo também influenciam. É necessário redobrar os cuidados com a pele. Utilizar produtos hidratantes, com fator de proteção solar, antissinais e de revitalização.

Realçando a pele madura

Dê preferência as bases cremosas para pele madura de 40 a 50 anos e bases mais líquidas e hidratantes para a pele madura de 60 a 70 anos, pois darão viço e luminosidade à pele.

Para escolher a cor da base, faça o teste no rosto, na região que fica abaixo das maçãs, na altura do maxilar superior. A cor deve ser no tom da pele.

Para amenizar linhas e rugas de expressão, use um pincel bem fino. Passe corretivo líquido, um tom mais claro que sua pele, seguindo as linhas e rugas, ou seja, por dentro das mesmas.

Para todas as fases da pele madura, após a base, não exagere na aplicação do pó, pois deixaria a pele pesada. Troque o pó compacto por pó facial por ser mais fino, ele deixa a pele mais leve e aveludada. A maquiagem deve ter cores que combinem com o tom da pele. Morena clara a negra combinam com tom quente (douradas e avermelhadas); branca bem clara a mulata combinam com tom frio, (rosadas e olivas) .

Para todas as fases, a opção é sempre os tons neutros e pastéis, (beges, marrom, salmão, pêssego, cobres e dourados). Quanto mais suave e natural for a maquiagem, mais a mulher de pele madura ficará com um visual fresco e mais clássico, destacando a beleza sem envelhecer.

Não esqueça que os tons mais escuros de sombra são utilizados no canto externo do olho. Nas pálpebras, não utilize sombra com cintilância, pois acentua as rugas e flacidez das pálpebras. Dê preferência às opacas ou até acetinadas.

A máscara e o delineador não devem faltar na modelagem dos olhos. São imprescindíveis, pois realçam e levantam o olhar nas cores marrons escuras e o preto para a noite. Devem ser a prova d’água.

Evite os blushes com cintilância, pois acentuam as irregularidades da pele. Dê preferência aos batons mate, com boa fixação.

Para deixar os lábios impecáveis, contorne a linha natural com lápis labial, no uso de batom um pouco mais cremoso, pois evita que escorra e se acumule nos vincos ao redor dos lábios.

Dicas de maquiagem para pele madura

Não exagere na maquiagem, pois deixaria a fisionomia fake (falsa) e pesada;

Nunca se esqueça da higienização facial antes e depois da maquiagem (limpar, tonificar e hidratar);

Faça uso de produtos revitalizantes, hidratantes e com fator de proteção solar;

É muito importante a ingestão de, no mínimo, oito copos de água por dia;

Para a fixação da maquiagem utilize água termal.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!