Matérias e Colunas

Exercício físico é muito mais do que um corpo bonito. É mente saudável!

Exercício físico é muito mais do que um corpo bonito. É mente saudável!
O tipo de exercício físico não importa: o essencial é que você goste de praticá-lo | Foto: Divulgação

A Organização Mundial de Saúde estima que uma em cada quinze pessoas pode vir a ser vítima de depressão. A solução? Estudos sugerem que o exercício físico orientado pode ser considerado eficaz no seu tratamento.

A caminhada de 30 minutos, durante dez dias, diminuiu os índices de depressão em 25%, segundo estudo publicado no British Journal of Sports Medicine. Já a pesquisadora Jasper Smiths, da Universidade Souther Methodist de Dallas concluiu que a prática de exercícios regulares parece atuar em neurotransmissores específicos do cérebro, com efeitos semelhantes aos dos antidepressivos, além de liberar serotonina e dopamina, que ajudam a restabelecer comportamentos mais felizes e positivos. A Universidade da Califórnia acompanhou 900 idosos por mais de 11 anos e chegou à conclusão que a prática de atividades físicas promoveu benefícios psicológicos a homens e mulheres sedentários que eram mais susceptíveis à depressão e que os que interromperam os programas de exercícios ficavam mais propensos a desenvolver a doença.

O que acontece é o seguinte: a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, como a endorfina e a serotonina, neurotransmissores que dão sensação de prazer e bem-estar. Além disso, ocorre a melhora o fluxo de sangue para o cérebro, o que aumenta a autoestima e capacidade de lidar com problemas, influenciando no humor.

O tipo de exercício não importa. A pessoa deve fazer algo que goste, para manter uma rotina. Os aeróbios auxiliam na preservação da memória, na qualidade do sono, no humor, diminuem os níveis de estresse, combatem as doenças ligadas ao envelhecimento e ainda ajudam a controlar os sintomas de depressão e ansiedade, tanto em pacientes com algum transtorno psiquiátrico, quanto na população em geral. O ganho de massa muscular leva ao aumento de uma proteína que consegue “transformar” o estresse em bem-estar.

Voltamos à coluna “O melhor exercício é…” em que não importa qual modalidade esportiva ou tipo de ginástica ou musculação você vai fazer. O que vale é FAZER, PRATICAR, ADERIR e MANTER uma atividade que te dê prazer. Claro que orientada e supervisionada por um profissional de Educação Física devidamente habilitado. O exercício feito com um “curioso” é PREJUDICIAL À SAÚDE. Confira o registro profissional de seu professor e seja FELIZ!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!