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Vendas: como driblar a crise com elas?

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Vendedores precisam sempre estar motivados | Foto: Divulgação

A economia no Brasil este ano está complicada e diversos empresários já se deram conta que terão de driblar a crise com alternativas. Uma delas é motivando seus vendedores a melhorarem seu desempenho. Como isso pode ser feito?

Jorge Duro, presidente da Mercadata Selling Institute, consultoria de vendas que fica na Barra, explica que existem diversas formas de melhorar o desempenho de vendedores e uma delas é através de capacitação.

– As campanhas motivacionais para os vendedores podem se de incentivo ou de vendas. As campanhas de vendas promovem aumento de resultados e as de incentivo corrigem comportamentos – esclarece ele.

De acordo com o especialista, a frequência necessária para essas campanhas motivacionais mudem positivamente o comportamento dos vendedores depende da qualidade delas, podendo já ter resultados imediatos.

– Dependendo da qualidade da campanha, o resultado é imediato e já pode ser aferido no mês seguinte.

O que fazer com aqueles vendedores que não querem se atualizar e ainda usam técnicas que não dão mais certo? O treinamento é o caminho ou a demissão seria a alterativa?

– Como educador sempre acreditei primeiro que as pessoas podem ser desenvolvidas e capacitadas, agora, além disso, elas têm que ser motivadas a melhorarem seus resultados ou atitudes – comenta Jorge Duro.

Crise nas vendas exige criatividade e ação

Empresas que trabalham com vendas precisam saber lidar com o momento atual. Para não precisarem enfrentar cortes no quadro de pessoal e aumentar custos para os clientes, o consultor e especialista em gestão no varejo, Rubens Panelli Jr., indica:

– Não perca tempo se lamentando com maus resultados. Procure inovar dentro da nova realidade do mercado – diz ele.

Em tempos em que as vendas estão em baixa, não dá para imaginar metas inatingíveis. Para ele, é preciso ser criativo e realista ao mesmo tempo.

– Para motivar seus colaboradores, crie metas ousadas, contudo que sejam fáceis de mensurar. Em tempos de alta inflação, vendas baixas, não pense duas vezes: deixe de lado os pontos de venda que não estão trazendo contribuição líquida para empresa – explica ele.

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