Suplementação para atletas

0
Suplementação para atletas

A oferta de suplementos alimentares é farta e de fácil de acesso | Foto: Divulgação

Suplementos nutricionais são responsáveis por complementar a alimentação com minerais, vitaminas, aminoácidos e calorias. No caso dos atletas, a função primordial é melhorar a performance e repor as perdas nutricionais.

A busca desses novos recursos para otimizar o desempenho dos atletas cresceu significativamente nos últimos anos, colocando, muitas vezes, a saúde do atleta em risco, devido à falta de informação e ao excesso de oferta no mercado.

A indicação desses suplementos deve ser feita por um médico, que deve avaliar a demanda fisiológica decorrente do esporte praticado e prescrever uma suplementação que supra as carências de nutrientes e líquidos, sem deixar de se preocupar com o controle do peso corporal e a preservação da saúde.

As necessidades nutricionais de atletas e praticantes de atividades físicas são aumentadas e a reeducação alimentar deve ser o primeiro passo para suprir essas necessidades. A alimentação deve ser balanceada, equilibrada e rica em nutrientes e é de acordo com a demanda física que se deve avaliar a possibilidade de acrescentar alguma suplementação.

Há alimentos que podem auxiliar muito o atleta a melhorar seu desempenho e conquistar o corpo que deseja. Entre eles estão água de coco, banana, açaí (apesar de ser bastante calórico é ótimo para repor as energias logo após o treino), batata doce, ovo, carne vermelha magra e peito de frango.

As pessoas buscam cada vez mais um corpo perfeito. E essa busca exacerbada, sem a devida orientação, pode levá-las a adquirir produtos de origem duvidosa e fora das necessidades individuais. Há no mercado vários tipos de suplementação voltados para atletas e cada um desempenha uma função específica. Os mais comuns são aminoácidos, BCAA, glutamina, óxido nítrico, termogênicos, creatinina, hiperproteicos, ácido linoleico (CA, LA, Cl), precursores do HGH e estimulantes.

Para que essa suplementação traga benefícios para seu corpo e melhore seu desempenho, seu uso deve ser feito com a devida orientação médica. Caso contrário, pode causar danos à saúde, como tromboembolismo, sobrecarga pulmonar, hepática e renal e até câncer.

688 total views, 2 views today

(Visitado114 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Alice Amaral
Dra. Alice Amaral é médica especialista em Nutrologia e Medicina do Exercício e Esporte pela Associação Médica Brasileira, Associação Brasileira de Nutrologia e Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Possui ainda pós-graduação em Nutriendocrinologia Funcional e Gerenciamento do Envelhecimento Saudável pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS), além de Medicina Ortomolecular pelo Centro de Medicina Integrada Artur Lemos.
26-03-2015 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas