Madrinhas de casamento

0
madrinhas de casamento 2

Madrinhas de casamento: um convite mais do que especial para as amigas dos noivos | Foto: Divulgação

Ser madrinha em um casamento é uma posição de destaque. É uma honra, mas também uma responsabilidade. Portanto, assuma seu lugar com elegância. Vejam alguns pontos importantes que devemos considerar:

Nunca se ofereça ou peça para ser a madrinha de casamento. E ao receber a notícia de que um casal de amigos vai se casar, fique neutra em relação ao assunto, nem sempre os noivos conseguem convidar para padrinhos de casamento todos os amigos mais próximos.

Já se convencionou que os padrinhos de casamento devem dar presentes um pouco melhores. Faça o melhor que pode, mas dê um presente de acordo com suas possibilidades. Não há necessidade de avisar à noiva qual será o presente ou perguntar o que ela quer ganhar. Informe-se onde os noivos fizeram a lista de presente e escolha uma opção que caiba no seu bolso.

Pode acontecer de os noivos convidarem uma amiga para ser a madrinha de casamento, mas preferirem não chamar o parceiro dela para ser o padrinho. Se você não se sentir confortável com isso, explique que se sente honrada com o convite e está muito agradecida, mas que prefere participar da cerimônia e da festa como convidada para não deixar seu companheiro sozinho. Mas numa boa: sem drama e sem dar a entender que seu companheiro deve ser chamado para ser padrinho também. Tenha compreensão que não é fácil conciliar todos os amigos e parentes nessa hora!

É difícil recusar um convite para madrinha de casamento, mas pode ser feito de forma delicada desde que haja um motivo plausível. Se você sabe que aquela data será um período complicado no seu trabalho, por exemplo, e tem medo de se comprometer e não estar presente, explique isso para a noiva, agradeça imensamente o convite e diga o quanto você se sente honrada. Só não diga que não pode gastar muito com o presente, ainda que esse seja o motivo real.

Durante a festa de casamento, as madrinhas e os padrinhos costumam ser muito requisitados para tirar fotos, dançar, participar de homenagens… Não exagere na bebida alcoólica para não perder a linha na festa.

Se a noiva solicitar uma cor específica ou algum modelo de vestido (longo, longuete, curto…) respeite e de maneira alguma apareça no dia do casamento com uma escolha diferente. Caso a noiva não tenha dado nenhuma orientação, ligue para ela antes de decidir sobre seu vestido e informe pelo menos a cor que pretende usar no dia.

Atualmente, fazer as madrinhas se vestirem iguais é algo comum em países com os EUA, mas pouco visto em nosso país, porém, essa nova exigência vem ganhando adeptas aqui no Brasil. As desvantagens deste formato são duas: normalmente é preciso mandar fazer os vestidos em uma costureira, o que pode significar um gasto maior. Além disso, existe aquela coisa de as mulheres não gostarem de usar vestidos iguais ou não gostarem daquele determinado modelo que a noiva escolheu. Aqui há essa cultura de querer exclusividade, o que, por sua vez, leva a uma outra situação: pode ser que, por conta disso, as madrinhas não aproveitem em outras ocasiões o vestido comprado. Usar cores iguais está sendo uma boa alternativa para fugir dos probleminhas da primeira opção. A vantagem é que você deixará as madrinhas mais à vontade, pois ficará a cargo delas a escolha do modelo, conforme seus gostos pessoais. Além disso, caso queira um tom específico, deixe isso bem claro para elas, pois fica difícil saber face a tantas variedades de tons de uma mesma cor.

Vale lembrar que os vestidos da madrinha de um casamento não podem ser branco (ou tons muito claros, como marfim, champagne, bege, off white, areia, nude) e nem preto, a não ser que essa seja uma solicitação da noiva.

A noiva pode atrasar para a cerimônia do casamento, mas as madrinhas nunca! Pelo contrário, chegue ao local da cerimônia com antecedência para participar da organização da entrada com a cerimonialista, afinal, quando aceitamos um convite para sermos madrinhas, sabemos que junto com ele vêm algumas responsabilidades.

3,288 total views, 1 views today

(Visitado506 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Debora Rodrigues

Debora Rodrigues

Assessoria e cerimonial para eventos, proprietária da Debora Rodrigues Cerimonial e Eventos. Escolhi trabalhar com isso tudo porque é exatamente o que me realiza.
25-03-2015 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas