Matérias e Colunas

A primeira creche do Recreio é dela

A primeira creche do Recreio é dela
Maria Helena Fonseca viu que Recreio precisava de uma creche nos anos 80 | Foto: Divulgação

Maria Helena Fonseca é grande conhecida do Recreio quando o assunto é educação infantil. Fundadora da primeira creche do bairro em janeiro de 1988, a Turma do Balão, ela viu que o bairro carecia de algo assim.

 O Recreio era novo, não tinha nenhuma creche. Nessa época, a equipe técnica que trabalhava comigo e eu tivemos a ideia de abrirmos uma no bairro, pois eu morava aqui e percebia essa carência. A equipe acabou desistindo, mas eu fui adiante – recorda ela.

Moradora do Recreio há 35 anos, Maria Helena Fonseca conheceu muita gente por meio do seu trabalho e, hoje, recebe a segunda geração de alunos: os filhos de quem já esteve um dia por lá quando criança.

– Tenho maravilhosas lembranças, principalmente dos meus primeiros alunos que chegaram bebezinhos e hoje já são adultos formados. Inclusive nosso primeiro aluno também tem seu pequeno matriculado com a gente.

Para Maria Helena, a educação infantil é essencial, pois é nesse momento que a criança começa a desenvolver as suas capacidades física, cognitiva, afetiva, estética, ética, de relacionamento interpessoal e de inserção social.

– A escola é capaz de estimular a formação das crianças e de maneira constante. Para elas,  tudo é uma brincadeira, enquanto ela brinca, ela aprende. Outro fator que torna a educação infantil importante é que ela serve de alicerce para o conhecimento que a criança vai adquirir durante a vida. O ambiente também propicia envolvimento, ideias de coletividade e de companheirismo.

Nesse sentido, a participação da família precisa andar junto ao trabalho da escola.

– É preciso ficar claro que a escola tem uma grande importância na vida da criança em vários aspectos, mas não pode substituir o papel da família.

Para Maria Helena, escola e família precisam andar juntas, mas não substitui o papel que pai, mãe e irmãos têm na vida da criança.

-É preciso ficar claro que a escola tem uma grande importância na vida da criança em vários aspectos, mas não pode substituir o papel da família.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!