Matérias e Colunas

O que fazer para valorizar um imóvel?

O que fazer para valorizar um imóvel
Pequenos detalhes fazem a diferença para você valorizar ainda mais o seu imóvel | Foto: Divulgação

O tema desta semana é bastante interessante e esclarecedor. Estamos em um momento de crise, retração e, por essa razão, observamos que a oferta de imóveis para locação e venda estão muito acima da média, nos principais bairros do Rio de Janeiro. Neste momento, terão melhor resultados os imóveis que tiverem atrativos, condições diferenciadas e preço justo.

Abaixo, relacionei os principais fatores que ajudam na valorização de um imóvel, seja para locação ou para venda.

  • Documentação em ordem – É fundamental estar com todas as contas pagas (IPTU, condomínio, taxa de incêndio), documentações regularizadas (escritura, RGI…) do imóvel. Importante citar que, além das certidões do imóvel, também deverão ser apresentadas certidões dos proprietários. Portanto, tanto proprietário quanto o imóvel têm que estar sem nenhum impedimento para que a venda ou a locação possam acontecer imediatamente.

 

  • Manutenção preventiva e constante – É importantíssimo fazer a manutenção periódica do imóvel. Essa é a forma mais adequada e mais em conta de ter um imóvel em ótimas condições de habitabilidade. Um imóvel que esteja em perfeitas condições de uso terá maior liquidez e evitará a desvalorização. No entanto, devo alertar que reformas de custo elevado, na maior parte das vezes, não garantem valorização na mesma proporção.

 

  • Home Staging – Essa é uma técnica muito utilizada nos Estados Unidos. Consiste em contratar um arquiteto ou designer de interiores para adequá-lo a todos os gostos, crenças e costumes. O objetivo é criar um ambiente neutro, que agrade a maioria dos interessados, sem gerar gastos elevados. É um recurso muito utilizado na venda de imóveis, mas que também pode ser utilizado na locação de imóveis.

 

  • Decoração clean, casa limpa e organizada – Quando o potencial comprador ou locatário visita o imóvel, todos os seus sentidos estão aguçados para avaliar o local: visão, olfato, audição e até tato. Portanto, decoração clean, casa limpa e organizada são fundamentais! Importante lembrar que nem todas as pessoas têm visão espacial e, para essas pessoas, será considerado o ambiente exatamente como ele está sendo apresentado. Para os que têm animais de estimação, o cuidado é redobrado nos quesitos limpeza e odor. É importantíssimo lembrar que quem está visitando pode ter medo ou, até mesmo, pavor de animais. Todos os detalhes devem ser cuidados em todas as visitas, pois todos são potenciais compradores e a visita é o momento da avaliação!

 

  • Anúncios, placas e fotos – Tomem cuidado com o excesso de exposição do imóvel por muitos profissionais. O ideal é eleger uma imobiliária ou corretor de confiança para trabalhar a venda. O excesso de anúncios e placas em vez de ajudar a vender o imóvel tende a desvalorizá-lo e podem passar a mensagem de que há uma certa pressa e, até mesmo, desespero na venda ou na locação do imóvel. Quanto às fotos, elas devem ser de boa qualidade. Vale a pena investir em fotografias profissionais para destacar os diferenciais do imóvel.

 

  •  Avaliação correta – Por último, mas de extrema importância, o valor adequado da venda ou do aluguel fará com que o imóvel tenha maior liquidez e fique menos exposto na mídia. Ficar muito tempo disponível, “na prateleira”, em estoque, por muito tempo, desvaloriza o imóvel. Portanto, o imóvel quando possui uma avaliação tende a apresentar uma maior liquidez, seja na venda ou na locação.

 

Espero ter auxiliado aos nossos leitores nesse momento em que o mercado imobiliário está passando por um momento de excesso de ofertas e, nessas fases, é de extrema importância rever conceitos e procedimentos.

Desejo a todos um mês produtivo! Até a próxima.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!