Matérias e Colunas

Escolas no Recreio que fazem a diferença

Escolas no Recreio que fazem a diferença 2
Ciei: educação integrada e ensino de idiomas é o foco da escola | Foto: Divulgação

Que tal conhecer escolas que fazem a diferença na vida de seus alunos? Por aqui pelo Recreio, tem de tudo um pouco: colégios com selos de sustentabilidade, outros que se destacam no Enem e ainda aqueles que usam o Inglês como base da comunicação oral.

Escola no Recreio é sustentável

Escolher uma instituição de ensino para os filhos envolve diversos fatores: localização, metodologia, preço, infraestrutura, entre outros detalhes, ainda mais quando eles estão começando a vida escolar. Em meio a tantas creches e escolas de ensino fundamental no Recreio, existem aquelas que não poupam esforços para conquistar a atenção dos pais e abraçar seus alunos.

 

Escolas no Recreio que fazem a diferença 3,
Creche Escola Fura Bolo: ensino de ciências acontece em parceria com a ONG Ecobé | Foto: Divulgação

A creche Creche Escola Fura Bolo e a FB Kids, por exemplo, carregam o selo de sustentabilidade Ecobé. Assim como elas, outras também fazem questão de mostrar que estão alinhadas a tal prática, como a Creche Escola Catavento e o Centro Educacional Escola Viva, todos no Recreio.

-O selo significa o ensino da ciência viva, é a educação ecológica que dá a base para compreender as diversas relações existentes entre os seres vivos e o ambiente onde estão. Ecobé é uma ONG que ensina a educação ecológica em diversas frentes, especialmente nas escolas parceiras. Eles vêm de 15 em 15 dias aqui ensinar biologia para as crianças, como a vivência com as plantas, por exemplo – comenta a coordenadora do ensino fundamental da Creche Escola Fura Bolo.

Escola no Recreio está no pódium do Enem

Quando os filhos já estão maiores, um item entra na lista de preocupações na hora de escolher um colégio: o posicionamento daquela escola frente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Recreio, há dois exemplos de instituições que conseguiram se sobressair na última prova: o Ponto de Ensino (Pensi) e o Faria Brito.

O Pensi conquistou o 3º lugar no Enem 2013, com resultado divulgado no dia 22 de dezembro do ano passado. O caminho? O diretor da escola, José Luiz Drummond, conta que isso tudo é resultado de um trabalho sedimentado em quatro pilares básicos: docentes, material contextualizado, apoio pedagógico e habilidades de vida.

– Desde a sua origem, o Pensi prima pela qualidade dos docentes, faz constantes reciclagens para cada vez mais atenderem as necessidades de formação de conhecimento. Conhecimento é informação que faz sentido para a vida do estudante. Neste ponto, somos também pioneiros, com um material absolutamente contextualizado, fazendo com que o aluno sinta-se atraído para os temas sempre através de textos motivadores – afirma ele.

 

Escolas no Recreio que fazem a diferença 4
Pensi: escola figura entre as três primeiras no último ranking do Enem | Foto: Divulgação

O professor conta que na própria escola há o desenvolvimento de apoio pedagógico, baseado no atendimento individual do aluno, com uma plataforma adaptativa que percebe as deficiências do estudante, que passa a ter um atendimento “online”, através de vídeo aulas, exercícios e monitorias direcionadas. Assim, potencializam o aluno em habilidades que, na maioria dos casos, ele nem sabe que possui, como pensamento crítico, perseverança e pró-atividade.

Já o Faria Brito acertou o tema da redação do Enem, que foi “Publicidade Infantil”. O professor de Filosofia do 3º ano, Leonardo Lucena, conta que as suas aulas são feitas baseadas em debates, o que gerou ótimos resultados.

– Nas aulas de Filosofia, quando o tema era a Ética, passei o documentário brasileiro “Criança: a alma do negócio”, que discute o lugar da criança nas sociedades capitalistas do século XXI. Aproveitei para gerar um debate em sala de aula sobre a legislação das propagandas voltadas às crianças e suas comparações com outros países. A prática foi tão proveitosa que abri espaço ao documentário e ao debate para o 2º ano. Sem dúvida que foi uma surpresa feliz ao ler o tema da redação do Enem 2014, pois havia trabalhado previamente com as turmas o tema da redação que iriam fazer – comenta ele.

A coordenadora geral dos ensinos fundamental II e médio da escola, Elisa Miranda, conta que o Faria Brito tem a proposta de preparar os alunos para a tal prova, mas especialmente o lado emocional deles, através de atividades que provoquem interesse neles e ao mesmo tempo seja útil.

-Fazemos simulados, saídas de campo, oficinas de texto, matemática e muitas outras atividades, mas tudo com enfoque na preparação emocional dos estudantes.

Escola no Recreio foca na educação integrada

O Centro Internacional de Educação Integrada (Ciei), na Estrada do Pontal, tem a proposta de ensino– aprendizagem através de investigação, da troca de conhecimentos, debates, apresentações, entre outros, mas com o objetivo de criar jovens com autonomia para aprender a aprender e refletir para solucionar conflitos.. Segundo a diretora da instituição, Claudia Stadelmann, o ensino bilíngue é um dos destaques.

– A escola oferece o desenvolvimento da aprendizagem de línguas desde a Educação Infantil com o Inglês; incluindo o Alemão a partir do ensino fundamental II e no ensino médio com o Espanhol; dando a oportunidade de formar cidadãos do mundo com diplomas internacionais, como Cambridge e Goethe, por exemplo. No ensino médio, os jovens são preparados para os exames IB (International Baccalaureate) para universidades internacionais de excelência, além de prestar o Enem e vestibulares para universidades brasileiras  – comenta ela.

Serviço

Creche Escola Fura Bolo
Berçário

Rua Nelson Tarquino, 180 – Recreio
Tel.: (21) 2487-9901

Maternal – Rua Nelson Tarquino, 191 – Recreio
Tel. Integral: (21) 2498-5018

Pré I, Pré II e Ensino Fundamental (FB Kids)
Rua Malba Tahan , 141 – Recreio
Tel.: (21) 3326-3735

Creche Escola Catavento
Rua Manoel Boucher Pinto, 70 – Recreio
Tels.: (21) 2442-8062 / 99598-5892

Centro Educacional Escola Viva – Berçário ao fundamental
Rua Manoel Boucher Pinto, 875 – Recreio dos Bandeirantes
Tel.:  (21) 3411-6690

Pensi
Recreio I – 6 º ano ao último do ensino médio e curso pré-vestibular livre
Av. das Américas, 15.403 – Recreio
Tel.: (21) 2432-9651

Recreio II – 1º ao 5º ano
Rua Professor Nehemias Gueiros, 336 – Recreio
Tel.: (21) 3592-0144

Faria Brito
Barra da TijucaDo berçário ao 5º ano do nível fundamental
Avenida Jean Paul Sartre, 600 – Barra da Tijuca (Condomínio Santa Mônica)
Tel.: (21) 3311-9900

Recreio – Do berçário ao vestibular
Avenida Miguel Antônio Fernandes, 751 – Recreio
Tel.: (21) 2432-4100

Ciei – educação infantil até o ensino médio
Estrada do Pontal, 2093 – Recreio Bandeirantes
Tel.: (21) 2490-1673

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!