Matérias e Colunas

Categoria:

Como estão suas finanças depois do Carnaval?

como estão suas finanças depois do carnaval 2
Agora que “o ano começa de verdade”, chegou o momento de organizar as contas | Foto: Divulgação

Agora que o carnaval 2015 vai ficar na lembrança, é hora de olhar a conta bancária. Como ela está? Neste momento, muitas pessoas percebem que estão em uma grande armadilha financeira. Como sair dessa? O educador financeiro, Reinaldo Domingos, dá dicas para arrumar as finanças, mas ele destaca que é preciso persistência até se acostumar ao novo estilo de vida.

– O processo de reeducação financeira é lento, é essencial persistir perante os primeiros obstáculos. Persistência e disciplina é o grande segredo do sucesso financeiro – comenta.

A primeira dica é colocar ordem nas contas, pois somente deste jeito será possível enxergar com maior clareza o que deve ser providenciado.

– Faça um orçamento com todos os gastos, especialmente IPVA, IPTU, matrícula e material escolar (se tiver filhos), além das
férias – diz ele.

Outra orientação é colocar na ponta do lápis tudo aquilo que será pago e recebido nos próximos 12 meses. No caso de querer fazer um investimento, o especialista indica aplicação em diversos tipos, como CDI/CDB, previdência privada e seguro capitalizado, mas é preciso evitar aquelas aplicações que tenham taxas de juros agressivas, pois são de grande risco.

Finanças: pagar à vista ou a prazo?

Ainda que as parcelas sejam tentadoras na maior parte dos bens de consumo, negociar preços menores para fazer o pagamento no ato da compra é sempre a melhor opção, de acordo com Domingos.

-Negociar e comprar com preço à vista é a melhor opção. Tente de tudo para não gastar o cheque especial completamente e evite as dívidas do cartão de crédito, porque os juros são bem altos – diz ele.

Para finalizar, a dica clássica é sempre comprar o essencial, mas para isso é preciso colocar na cabeça que é preciso abrir mão agora de desejos momentâneos para realizar os sonhos do futuro.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!