Vírgula certa ou errada?

0

Vírgula, vírgula, vírgula… quando usá-la?
Se pausa na fala ou no pensamento fosse razão para o uso de vírgulas na escrita, o fanho e o gago cometeriam muitos deslizes, concorda? Ignore a piada politicamente incorreta e venha comigo!
Um erro muito comum no uso da vírgula é a sua colocação entre o sujeito e o verbo. Veja:
“Muitas mulheres lindas do bairro praiano Recreio dos Bandeirantes, tomam sol com frequência.”

Aparentemente, a frase está OK. Eu disse o quê? A-pa-ren-te-men-te. Tome cuidado! Note que o sujeito da frase entre aspas é tudo o que vem antes da vírgula, logo depois vem o verbo (“tomam”). Portanto, como deveria ficar a frase para se adequar às normas de pontuação? Veja:

“Muitas mulheres lindas do bairro praiano Recreio dos Bandeirantes tomam sol com frequência.”

Simples assim! Clean.

“Ah, Pestana, mas, de boa… a frase é grandona, não dá nem para respirar direito… tinha que ter uma virgulazinha em algum lugar, pô!”

Lembre-se de que o uso da vírgula pouco tem a ver com pausa ou respiração, e sim com análise sintática – algo que a gente finge aprender na escola, mas tem uma utilidade enorme para os revisores, jornalistas e professores de português!

Eu poderia fazer um texto gigante colocando todas as regras de vírgula aqui, mas eu prefiro que você leia o capítulo 27 do livro “A Gramática para Concursos Públicos“. Nela você vai aprender tudo… e mais um pouco!

Quer aprender mais? Assista ao vídeo, em menos de dois minutos.

Pintou uma dúvida? Estou às ordens. 😉

Até a próxima!!!

1,531 total views, 2 views today

(Visitado381 vezes, 4 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Fernando Pestana

Fernando Pestana

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor dos livros "A Gramática para Concursos Públicos" e "As Dúvidas de Português mais Comuns em Concursos". Trabalha há 13 anos em cursos preparatórios para concursos, como o EuVouPassar e o Estratégia Concursos (ambos são cursos on-line). Viaja pelo Brasil dando palestras sobre a língua portuguesa.
Fernando Pestana

Latest posts by Fernando Pestana (see all)

13-02-2015 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Desenvolvimento evo.ag.
Pular para a barra de ferramentas