Matérias e Colunas

Vírgula certa ou errada?

Vírgula, vírgula, vírgula… quando usá-la?
Se pausa na fala ou no pensamento fosse razão para o uso de vírgulas na escrita, o fanho e o gago cometeriam muitos deslizes, concorda? Ignore a piada politicamente incorreta e venha comigo!
Um erro muito comum no uso da vírgula é a sua colocação entre o sujeito e o verbo. Veja:
“Muitas mulheres lindas do bairro praiano Recreio dos Bandeirantes, tomam sol com frequência.”

Aparentemente, a frase está OK. Eu disse o quê? A-pa-ren-te-men-te. Tome cuidado! Note que o sujeito da frase entre aspas é tudo o que vem antes da vírgula, logo depois vem o verbo (“tomam”). Portanto, como deveria ficar a frase para se adequar às normas de pontuação? Veja:

“Muitas mulheres lindas do bairro praiano Recreio dos Bandeirantes tomam sol com frequência.”

Simples assim! Clean.

“Ah, Pestana, mas, de boa… a frase é grandona, não dá nem para respirar direito… tinha que ter uma virgulazinha em algum lugar, pô!”

Lembre-se de que o uso da vírgula pouco tem a ver com pausa ou respiração, e sim com análise sintática – algo que a gente finge aprender na escola, mas tem uma utilidade enorme para os revisores, jornalistas e professores de português!

Eu poderia fazer um texto gigante colocando todas as regras de vírgula aqui, mas eu prefiro que você leia o capítulo 27 do livro “A Gramática para Concursos Públicos“. Nela você vai aprender tudo… e mais um pouco!

Quer aprender mais? Assista ao vídeo, em menos de dois minutos.

Pintou uma dúvida? Estou às ordens. 😉

Até a próxima!!!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!