Dicas para manter o pique e a saúde no Carnaval

Nutricionista fala sobre alimentação nos dias de folia

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Dicas para manter o pique e a saúde no Carnaval 2

Beber bastante água, evitar molhos, maionese, fritura e consumir frutas: a dica para ter energia no Carnaval | Foto: Divulgação

A festa está chegando, mas é preciso tomar alguns cuidados para a diversão ser garantida. Por isso, a nutricionista Carla Cotta,  responsável técnica do novo restaurante do Sítio do Moinho, na Barra, dá dicas de cuidados para os foliões manterem o pique e a saúde.

-É essencial se hidratar e consumir frutas, vegetais e alimentos integrais”, comenta ela.

Hidratação

Ainda que o folião não sinta sede, o que parece até meio improvável em pleno Carnaval carioca, a dica é beber 2 a 3 litros de água de boa qualidade por dia. Enquanto se consome bebida alcoólica, a dica é beber um ou dois copos de água filtrada.

– Bebida alcoólica e calor exigem uma reposição maior de líquidos e minerais, eliminados pelo suor e pela diurese mais intensa (aumento da frequência de urina devido ao consumo de álcool). É importante destacar que o álcool é diurético, o que pode causar a desidratação – comenta ela.

Para hidratar, o indicado é água de coco e suco de frutas naturais.

-Leve uma garrafinha de água de coco congelada e vai bebendo devagar, aos pouquinhos. Outra opção é o suco de laranja na hora.

Alimentação

Se o bloco vai sair de manhã, a orientação é tomar aquele café pré-folia para dar a energia necessária.

-Coma frutas frescas e orgânicas, pães integrais orgânicos ou bolos integrais e ovo caipira. Tudo isso proporciona energia prolongada e fornece os nutrientes necessários para curtir a farra. No ovo, há cisteína, que ajuda na eliminação de toxinas geradas pelo álcool e isso não deixa a ressaca chegar – diz a nutricionista.

Durante a folia, frutas, biscoitos tipo polvilho, pipocas e sucos de frutas são os mais indicados, porque o risco de contaminação alimentar é menor. Muito cuidado também na hora de comer na rua.

-Evite cremes, frituras, maioneses e alimentos gordurosos. Uma opção é o sanduíche integral de queijo.

As oleaginosas, como castanhas e amendoins, são indicadas para minimizar a agressão do álcool no estômago.

Ressaca

O que fazer para aquela ressaca ir embora? A nutricionista do restaurante de comida natural indica sucos de fruta, ricos em açúcares, banana e água de coco. Essas duas últimas ajudam a repor a energia e os sais minerais perdidos na festa.

-A água de coco é melhor do que os isotônicos, porque eles são muito ácidos e podem agredir ainda mais o estômago. Adicione o gengibre aos sucos para evitar enjoos.

Detox

Depois do Carnaval, a indicação é a limpeza do organismo e nesse caso um programa detox completo aliado a uma poderosa hidratação é a receita de sucesso.

-Grãos integrais, como arroz integral e quinoa, ricos em fibras; e vegetais verde-escuros, fontes de magnésio para alcalinizar o sangue devem estar na dieta pós-folia. Evite alimentos industrializados ou com excesso de sódio – comenta ela.

Os chás também são bastante usados na dexintoxicação.

– Capim-limão com gengibre e erva doce com hibiscos são excelentes escolhas e ficam uma delícia se servidos gelados. Outro aliado é o suchá, suco de fruta natural com chá natural. Pode ser feito com a plantinha seca. Sugestões: chá de capim-limão com abacaxi e gengibre e chá de hortelã com suco de melão ou morangos.

Para lanches, chips de couve, sucos verdes prensados a frio auxiliam no descarte das  toxinas, facilitando o trabalho do fígado.

– Para um bom detox, é essencial investir nos alimentos orgânicos, livres de compostos químicos e metais pesados, potenciais agressores do nosso metabolismo.

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Rafaela Tayão
Sou jornalista apaixonada pelo trabalho on-line, atraída pelo Marketing Digital e encantada pelo poder que as palavras têm. Fico mais feliz ainda quando sei que é por elas que muita gente encontra o que quer!
12-02-2015 |

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