Matérias e Colunas

Viagem no tempo: o vintage está no Recreio e Barra

viagem no tempo o vintage está no Recreio e Barra
Espaço Via Alternativa, um espaço de decoração, arte e entretenimento em Vargem Pequena | Foto: Divulgação

Barra e Recreio são bairros novos do Rio de Janeiro, com prédios de design moderno e estruturas de deixar qualquer visitante boquiaberto. Entretanto, por aqui, também dá para “viajar no tempo” em lugares que evocam o estilo de décadas passadas. O passeio inclui de barbearia a antiquários.

Viagem no tempo

 

viagem no tempo o vintage está no recreio e barra 3dd
Barbearia Scoty traz de volta os ares das barbearias do século passado | Foto: Divulgação

Um lugar com clima retrô é a Barbearia Scoty, recentemente inaugurada na Barra. Um espaço que mistura decoração antiga, típica das barbearias dos anos 20, com estilo também tradicional de fazer a barba. O proprietário Filipe Agnelli conta como foi a preparação.

– Contamos com a ajuda de um arquiteto e buscamos referências de barbearias antigas. Nos preocupamos desde a sinalização externa, usando o tradicional Barberpole, até as cadeiras retrô da tradicional marca Ferrante, no mercado desde 1928. A barba, por exemplo, é feita no estilo antigo, com toalha quente. Para agradar os clientes, servimos cerveja e cada um conta com televisões individuais, enumera.

Viagem no tempo na gastronomia

O estilo vintage também invade a decoração de restaurantes. No primeiro andar do CasaShopping fica a primeira filial do L’Entrecôte de Paris no Rio de Janeiro. O ambiente, conhecido em outras regiões do país, tem a decoração dos bistrôs parisienses, com luminárias rústicas, toldos vermelho-sangue e letreiro luminoso na cor amarelo-mostarda. Rodrigo Ferreira, um dos donos da marca no Brasil, comenta sobre o estilo retro do local.

viagem no tempo o vintage está no recreio e barra 3
L’Entrecôte de Paris tem decoração dos anos 60 | Foto: Divulgação

– Desenvolvemos um projeto com raiz nas grandes brasseries dos anos 60. São vários os detalhes: os gueridons em madeira, a estrutura do bar em latão envelhecido, as arandelas de tecido vinho com estrutura em latão dourado e iluminação quente, os plafonds em vidro desenhado, o piso de ladrilho hidráulico, entre outros detalhes – enumera ele, que conta que vários clientes tiram fotos do bar e da entrada com a logo do restaurante.

Viagem no tempo: estilo vintage

Há quem queira levar o estilo retrô para dentro de casa. Para os amantes do vintage, uma das opções é o Antiquário Espaço Via Alternativa, que fica em Vargem Pequena. Presente na região há oito anos e há dois meses no novo endereço, oferece de tudo: mesas, sofás, lustres, quadros e pequenos objetos.

Os móveis e objetos estão dispostos em ambientes cuidadosamente montados. Por lá, além da compra e venda de antiguidades, ainda há exposições e aulas. As sócias Ana Lopes e Andrea Mendonça comentam que a procura é grande e o público tem lá suas particularidades.

– Nosso público tem nos acompanhado nesses oito anos e muitos vão nos descobrindo e indicando aos amigos. São colecionadores, apaixonados por arte, profissionais da área de produção de cinema e televisão, além dos que não dispensam o bom gosto a um preço acessível, comentam.

A Estrada dos Bandeirantes, inclusive, é um verdadeiro acervo de peças antigas. Há diversos antiquários por lá, como o Relicário, dentro do Espaço Néctar, próximo à Estrada do Rio Morto e o Antiquariato, com suas cristaleiras, estantes, espelhos, tapetes e cerâmicas.

No Recreio, alguns dos principais são o Leslie Diniz , na Avenida das Américas, e o Premier, na Avenida Guinard. Ambos promovem leilões.

Serviço

Barbearia Scoty 
Open Mall
Av. das Américas, 7907, bloco 2, sala 121 – Barra da Tijuca
Telefones: (21) 3598-2001/2002
Site: www.barbeariascoty.com.br

Espaço Via Alternativa
Estrada dos Bandeirantes, 13.785 – Vargem Pequena
Telefones: (21) 2428-2839/96428-4713
E-mail: contato@espacoviaalternativa.com.br 
http://www.facebook.com/EspacoViaAlternativa

Relicário
Estrada dos Bandeirantes, 22.774 – Vargem Grande
Telefone: (21) 2428-1387

Antiquariato
Estrada dos Bandeirantes, 13620 – Vargem Grande
Telefone: (21) 2437-9999
E-mail: antiquariato@antiquariato.com.br
Site: www.antiquariato.com.br

Premier 
Av. Guignard, 770, sala 206 – Recreio dos Bandeirantes
Telefones: (21) 2437-0632/ 98586-0377/ 99899-0955/ 99797-3300
Email: premierantiquario@gmail.com
Site: www.antiquariopremier.com.br

Leslie Diniz
Av. das Américas, 16.313, Loja C – Recreio dos Bandeirantes
Telefones : (21) 3326-3425/ 7824-8446
E-mail: lesliedinizleiloes@gmail.com
Site: www.lesliediniz.lel.br 

L’Entrecôte de Paris
Av. Ayrton Senna, 2150, Bloco O, Lojs G e H, Barra da Tijuca
Telefone: (21) 2108-6318
Site: www.lentrecotedeparis.com.br

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!