Matérias e Colunas

Categoria:

Metas para a vida!

metas para a vida 2
Dirlene Costa dará um curso gratuito em janeiro sobre como conquistar suas metas

É muito comum ver uma euforia das pessoas e até das empresas quando chega o final de cada ano. A divisão de calendário de um ano para outro traz novas perspectivas, o que é ótimo para as metas.

Porém, o que ocorre é que na metade do ano seguinte, uma boa parte das pessoas que iniciaram seu ano animadas, já engavetaram suas metas e entraram na rotina do “deixe a vida me levar, vida leva eu.” E assim, ano após ano, vão colocando seus sonhos, objetivos e projetos na gaveta, acreditando que não tem sorte e/ou as coisas não funcionam para elas.

Isso também ocorre nas empresas com relação às equipes e suas metas. Muito ânimo inicial e à medida que vão encontrando desafios, começam um processo que chamamos de autossabotagem, procrastinando as ações que vão levar à realização de seus sonhos e objetivos.

Desta forma, temos uma questão de perda de motivação, foco e persistência quando o assunto são metas. E como mudar este padrão, criando metas que realmente se concretizam em resultados esperados?

Mudando a forma de ver metas, pois a maioria trata como um dado ou informação. Começando a colocar vida nas suas metas, pois quem realiza metas são pessoas, portanto elas têm movimento e precisam de conexão. É necessário dar um sentido e um propósito para que a pessoa se mantenha envolvida em cada passo até a realização.

Além disso, uma meta precisa ser inteligente. O que é isso? Uma meta que seja:

  • Específica – Quanto mais detalhado, mais conectado o cérebro vai ficar com o objetivo, aumentando o foco.
  • Mensurável – É preciso colocar uma forma de mensurar a meta, mesmo não sendo numérica. Um parâmetro que a pessoa ou empresa consiga ver se alcançou ou não.
  • Alcançável – Compensar em um ano tudo que não fez em dez anos é criar metas distantes e se frustrar. Dê pequenos passos, mas consistentes, para realizar grandes metas.
  • Relevante – Toda meta precisa ter uma relevância pessoal, mesmo dentro das empresas. Ela precisa fazer sentido para quem está executando.
  • Temporal – Dia, mês e ano que você quer e espera concretizar a meta. Isso cria um compromisso mental que leva para ação.

Desta forma, as dicas para realizar um ano de 2015 com resultados expressivos são:

  • Faça escolhas conscientes, poucas metas que farão grande diferença para sua vida. Conforme a Lei de Pareto “80% dos resultados vem de 20% das ações”.
  • Anime suas metas através de gráficos, fotos, recortes, mensagens e deixe em local visível. Isso cria conexão mental e motivação.
  • Utilize a técnica de criar metas inteligentes (específica, mensurável, alcançável, relevante, temporal).
  • Crie micro metas, que são pequenos passos para alcançar a grande meta.
  • E comemore cada passo realizado, pois são estas pequenas comemorações que vão trazer um poder interno para continuar na jornada até o alcance da sua meta.  

E por fim, ter metas é como acender a luz para um caminho de colheita e realizações. Feliz 2015! Coloque asas e metas nos seus sonhos!

*Estou lançando um projeto que se chama Metas para a Vida, com o nome do artigo. Este mês de janeiro vou dar um curso online gratuito, com aulas todas toda segunda-feira, às 21 horas. Serão quatro aulas, iniciando dia 12/01. Para participar, basta inscrever neste link – 
http://pages.rdstation.com.br/metasparavida

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!