Matérias e Colunas

O melhor exercício é…

o melhor exercício é2
O melhor exercício é aquele que te faz bem e que tenha a ver com a sua personalidade | Foto: Divulgação

Todo início de trabalho com um aluno novo uma pergunta me é feita:

– Professor, qual o melhor exercício que existe?

Minha resposta:

– O que você gostar.

Claro que você conhece alguém que diz que a corrida, o pilates, o yoga, o crossfit, a musculação, o funcional é que é o melhor. Essa pode ser a verdade desta pessoa, mas não a sua.

Todos os exercícios trazem melhora ao seu praticante em alguma área específica: alongamento, cardiorrespiratório, força, velocidade, agilidade. Não existe exercício que contemple a totalidade das valências físicas mais do que todos os outros. Ou seja, não existe o exercício perfeito, completo.

Quando criança, a recomendação é praticar a maior variedade de atividades para que se conheça o corpo e dê a ele o maior repertório possível de movimentos. Na fase adulta, o praticante se agarra a uma atividade específica e não muda. Minha recomendação é EXPERIMENTE, VARIE!

A sua fidelidade deve ser à pratica de atividade física, não a uma atividade física. Dê a seu corpo o prazer de aprender novos movimentos e a se aprimorar na diversidade. Pratique o SUP, o exercício funcional, a natação, o pilates, o vôlei, o ciclismo, a musculação, a canoa havaiana…

Se por um lado todos os exercícios causam algum bem, todos podem causar lesão se feito de forma errada ou na intensidade exagerada. Portanto, a única exortação que deve ser observada fielmente é: pratique a atividade prescrita e orientada por um profissional de Educação Física com registro no Conselho de Educação Física. Ele sabe a evolução e a intensidade que você deve seguir.

Qual será o seu novo exercício? Converse com o seu professor de confiança e descubra a novidade  que você vai aprender!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!