Matérias e Colunas

Categoria:

Mega-Sena da Virada: chance ou utopia?

Mega-Sena da Virada chance ou utopia
Apostar pequenos valores não representa problema, a grande questão é investir no jogo como se fosse a única solução | Foto: Divulgação

Falta pouco para algum brasileiro se tornar milionário com a Mega-Sena da Virada, que neste ano premiará R$ 240 milhões ou mais ao ganhador. No embalo da esperança de fim de ano, milhares de pessoas apostam todas as suas fichas no jogo. Mas a loteria é uma chance real ou uma utopia para ter uma vida confortável?

Ainda que o momento seja de entusiamo, é necessário ter cuidado, de acordo com Reinaldo Domingos, educador financeiro e autor de livros ligados ao assunto.

-Guardar pequenos valores para jogar não representa qualquer problema, faz parte da brincadeira, mas quando vira vício só atrapalha. A grande falha é acreditar que a sorte é o único caminho para a independência financeira. Não mais trabalhar por necessidade, mas por prazer, é um merecimento daqueles que se educam financeiramente e que se planejam para isso – comenta ele.

A probabilidade de ganhar na Mega-Sena da Virada é de uma em 50.063.860, de acordo com a Caixa Econômica Federal. Por outro lado, Domingos dá a dica para realmente se ter dinheiro na vida, ainda que não seja uma grande quantia: se educar financeiramente, que depende somente de cada um e não da sorte.

– O problema não é apostar na Mega-Sena da Virada, a grande questão é não ter consciência e acreditar que a loteria é o único caminho para ser independente financeiramente. Caso queira ter possibilidades de ter verba para sua segurança financeira, ainda que não seja um valor tão alto quanto o prêmio do jogo, a alternativa é construir sonhos e procurar educar-se financeiramente – diz ele.

Na educação financeira, ter sonhos materiais que serão realizados, ter independência financeira, entre outros pontos, são ações aprendidas. Esses sonhos são divididos em curto prazo (até um ano), médio (de um a dez anos) e longo (mais de dez anos).

-Para ser sustentável, é preciso separar uma parte do salário para a construção dos sonhos e não ter a possibilidade de gastar a ponto de não conseguir poupar. É fundamental saber os valores desses sonhos para mensurar o quanto deverá ser guardado por mês para a realização deles.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!