Matérias e Colunas

Como foi 2014 para o Recreio?

como foi 2014 para o recreio 2
Segurança, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana são as prioridades do Recreio | Foto: Divulgação

Estamos chegando ao final do ano de 2014 e gostaria de propor uma reflexão sobre alguns temas importantes para a nossa região. Que tal iniciarmos pelo tema SEGURANÇA? Esse tema sempre é o prioritário, mas nem sempre é o mais efetivo.

Neste mês de dezembro, por exemplo, tivemos a troca do comando do 31º Batalhão da PM, saindo o Ten Cel Peixoto e entrando o Ten Cel Sergio do Carmo Schalioni. Foi uma solenidade marcada pela emoção, pois o Ten Cel Peixoto não conseguiu segurar as lágrimas quando falou do seu período à frente da corporação. Foi uma temporada de acertos e erros, mas sem dúvida, de muitos acertos, é claro que o que esperamos sempre é termos violência zero, assalto zero ou qualquer tipo de crime, mas sem dúvida é um utopia que nunca será alcançada.

Com tanta pressão feita pela sociedade conseguimos mais 50 homens para o Batalhão, isso já é motivo de comemoração. A Câmara Comunitária do Recreio e Vargens teve o privilégio de se reunir por diversas vezes com o ex-comandante e expor a realidade da nossa região e sempre tivemos uma resposta e um compromisso de que os pedidos seriam atendidos em parte ou até mesmo totalmente. Agradecemos o empenho do Cel Peixoto e lhe desejamos sorte em sua nova missão. Ao Ten Cel Sergio Schalioni, também desejamos sorte e muito sucesso em sua nova empreitada à frente do 31º Batalhão da Polícia Militar. Estaremos em breve nos reunindo.

Um outro tema importante foi o MEIO AMBIENTE e podemos dizer que não houve qualquer tipo de avanço no programa de despoluição de nossos canais e lagoas, tudo continua na mesma. O projeto de despoluição das lagoas da Bacia de Jacarepaguá, até o momento, se encontra sem qualquer avanço e o Canal das Taxas continua morrendo, e com ele sua fauna e flora. Sempre é bom lembrar que a nossa região tem outros canais que merecem a mesma importância que o Canal das Taxas e que a luta pelo SANEAMENTO BÁSICO precisa ser para atender a toda região do Recreio e adjacências.

Neste ano, tivemos o XI Fórum do Meio Ambiente realizado pela Associação Comercial e Industrial da Região da Zona Oeste (ACIR) onde tivemos três excelentes palestras e um debate entre a sociedade civil e representantes do poder público. Houve um comprometimento por parte dos técnicos da Prefeitura em unir forças e informações para propor as melhorias e soluções. A própria Câmara Comunitária provocou pelo menos dois encontros desses, mas ainda não obtivemos resultados concretos. Vamos continuar cobrando!

E a CEDAE por onde anda? Infelizmente, sobre ela, não tenho nenhum ponto positivo para mencionar. Muitos condomínios ainda lutam para que se tenha um abastecimento regular e neste final de ano, muitos síndicos já sentiram o “gostinho” de passar um feriado seguido de final de semana sem água, e que loucura! Os moradores não sabem o sufoco que esses síndicos passam. A área do Recreio e Vargens está muito mal assistida pela CEDAE.

E para terminar que tal lembrar o tema do ano? MOBILIDADE. A cidade inteira está em obras e é claro que estamos na torcida para que quando tudo estiver pronto o problema dos engarrafamentos acabe e que a mobilidade de fato aconteça. Por enquanto, os motoristas que se deslocam do Recreio à Barra precisam reservar pelo menos 50 minutos para fazer essa travessia, sem contar com os mais 60 minutos para se chegar no trânsito. A pergunta que não quer calar é: por que na Barra a Prefeitura manteve as três pistas na colocação do BRT e está fazendo a pista do BRT com concreto e no Recreio além de se perder uma pista da pista central, toda a extensão da Transoeste foi feita com asfalto que já está todo deteriorado? É uma boa pergunta, não é?

Aproveito aqui para desejar um Feliz Natal e um Ano de 2015 repleto de muitas melhorias em nossa região, desde a SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE, SANEAMENTO BÁSICO até a MOBILIDADE URBANA.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!