Matérias e Colunas

Categoria:

Prainha e Grumari terão acesso controlado

Prainha e Grumari terão acesso controlado
Para manter Prainha e Grumari preservadas, a Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá vai controlar o acesso a elas | Foto: Artur Almeida

A partir deste sábado, 6 de dezembro, até o fim do verão, Grumari e Prainha terão controle de acesso de carros das 7h às 19h. Ele será fechado das 9h às 15h ou assim que todas as vagas forem ocupadas. Ciclistas e pedestres poderão circular livremente. A ideia é manter o meio ambiente intacto, permanecer com a orla sem irregularidades e cumprir as determinações da certificação internacional que deu a Bandeira Azul ao Parque Natural da Prainha. O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, comenta:

– Esta restrição quanto à quantidade de veículos na Prainha e Grumari é essencial para o fluxo de carros não causar engarrafamentos. Além disso, precisamos preservar o meio ambiente. O estacionamento irregular nas áreas verdes do Parque Municipal da Prainha só prejudica a vegetação nativa. Por conta disso, não será permitido estacionar ao longo da via – comenta ele.

O estacionamento na região tem capacidade para cerca de 800 veículos, sendo 200 na Prainha e 600 em Grumari. Os acessos serão controlados e fechados na Avenida Estado da Guanabara x Estrada do Pontal e na Estrada de Grumari x Estrada Roberto Burle Marx, em caso de total ocupação das vagas de estacionamento oferecidas em áreas definidas. Quatro painéis móveis na Avenida das Américas, no cruzamento com a Estrada Vereador Alceu de Carvalho, na Estrada do Pontal, na Estrada da Guanabara e na Estrada Burle Marx vão ajudar os motoristas.

Outra ação da Subprefeitura para o verão será a fiscalização quanto aos ambulantes, churrasco na praia, venda de bebidas em garrafas de vidro e práticas esportivas como frescobol. Festas em estilo luau, com música e tochas na areia são proibidas e alvo de fiscalização. A operação é apoiada por Guarda Municipal, CET-Rio, Comlurb, Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC).

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!