Matérias e Colunas

Vacinação contra a raiva acontece nos dias 6 e 13

Vacinação contra a raiva acontece nos dias 6 e 13
Vacinação contra a raiva continuará a ser dada gratuitamente em Santa Cruz e São Cristóvão após a campanha | Foto: Divulgação

Nos dois próximos sábados, dias 6 e 13 de dezembro, 121 unidades de saúde da cidade vão vacinar gratuitamente cães e gatos contra a raiva, das 8h às 17h. Aqui na região, serão três postos de atendimento distribuídos pelo Recreio, Vargem Pequena e Vargem Grande. A expectativa da Prefeitura do Rio de Janeiro é de que mais de 450 mil animais sejam vacinados, ultrapassando a quantidade de 2013, quando 431 mil foram imunizados.

Os donos dos cães deverão colocar coleiras e guia nos seus bichos de estimação e os mais temperamentais deverão estar com focinheira. Os gatos vão precisar estar em sacolas de pano ou em gaiolas adequadas.

Até 36 horas depois de aplicada a vacina, é comum o aparecimento de dores, assim como febre e um comportamento mais acuado do animal.

A doença não é registrada há mais de 25 anos no Rio, porém existe ainda um risco, porque o município possui uma grande quantidade de morcegos, cachorros e gatos, que são os principais transmissores do vírus, por isso a campanha. A vacina é repassada pelo Ministério da Saúde.

Depois do dia 13, a imunização não será mais oferecida aqui na região, mas haverá duas opções para quem quiser se deslocar para outros bairros mais distantes do Recreio e Barra: a Unidade Municipal de Diagnóstico, Vigilância, Fiscalização Sanitária e Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, em São Cristóvão, e o Centro de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz.

Mais sobre a raiva

A raiva é uma enfermidade que afeta o sistema nervoso do homem. Ela não tem cura e a possibilidade de morte é próxima a 100%. Ela pode ser transmitida por todos os mamíferos, mas os principais transmissores são cães, gatos e morcegos. A imunização é o único caminho de impedir a doença.

Se alguém for mordido por um desses animais, é preciso lavar o machucado imediatamente com água e sabão. Paralelamente, é necessário buscar a unidade de saúde mais perto de casa para receber uma vacina ou soro.

Serviço
CF Maury Alves de Pinho – Estrada dos Bandeirantes, 11227 – Vargem Pequena
CMS Cecilia Donnangelo – Estrada dos Bandeirantes, 21136 – Vargem Grande
CMS Harvey Ribeiro de Souza Filho – Av. Guiomar Novaes, 133 – Recreio
Unidade Municipal de Diagnóstico, Vigilância, Fiscalização Sanitária e Medicina Veterinária Jorge Vaitsman – Av.Bartolomeu Gusmão, 1120, São Cristóvão
Centro de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho – Largo do Bodegão, 150, Santa Cruz.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!