Matérias e Colunas

Ampliando seu negócio em 2015

ampliando seu negócio em 20152
Crescimento do negócio deve ser feito com planejamento | Foto: Divulgação

Dezembro está aí e agora é o momento para repensar a sua empresa, inclusive o crescimento dela. O consultor de negócios André Miotto destaca que é preciso enfrentar novos desafios, mas para isso é essencial o planejamento. Veja então 5 dicas dadas por ele para expandir os negócios em 2015.

1 – Pavimente a estrada do sucesso com foco – O primeiro passo é alinhar cliente, segmento e potencial de compra dele. É essencial ter clareza no posicionamento da empresa, saber realmente quem é o seu público-alvo e ter conhecimento profundo da capacidade de atendimento para inovações. Somente depois de ter tudo isso em mãos é que a empresa pode crescer com segurança;

2 – Crescimento x progresso – Existe uma diferença entre crescimento e progresso. Os negócios cresceram no Brasil, porém algumas questões, tais como relacionamento entre as pessoas, liderança, produtividade e eficiência, permanecem deixando a desejar. O desempenho da empresa é assegurado pelo desenvolvimento equilibrado em todos os setores.

3 – Equipe de alta performance – Ter colaboradores de alto desempenho, principalmente quando seu negócio está crescendo é vital. Para isso, é preciso delinear quem são os líderes, levar a eles o peso da estratégia da empresa e criar condições para que tanto líderes quanto liderados sejam capacitados.

4 – Crescimento deve ter estratégia – Inovar é a única alternativa para se destacar no mercado de maneira saudável. Gerir o crescimento é fator de sucesso ou fracasso e a empresa é dependente da essência e técnica do seu dono.

5 – O sucesso pode ser lento, mas ele chega – É preciso ter colaboradores ao invés de empregados, eles devem caminhar ao lado do empresário, dos líderes e da equipe de gestores. Todos devem estar alinhados. É essencial aprender a ouvir, ter um critério de avaliação de desempenho para todos os níveis, trazer motivação para todos e quebrar paradigmas quando for preciso. Ter objetivos e missão é fundamental, assim como aprender com os erros. Acima de tudo, inovar, ter um olhar de fora para o negócio. Com tudo isso, o sucesso chegará.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!