Matérias e Colunas

Zi Fernandes: uma paixão pela fotografia

zi fernandes
Zi Fernandes vai à Europa buscar as origens da comida brasileira e pretende fazer uma exposição de fotos quando retornar | Foto: Divulgação

Apaixonada por gastronomia, a fotógrafa Zi Fernandes não se cansa de clicar iguarias de dar água na boca, especialmente em restaurantes da Barra e feiras espalhadas em todo o Rio. No começo do ano que vem, ela vai viajar para a Europa para registrar feiras e buscar as origens gastronômicas do Brasil. O projeto recém-saído do forno ainda está em fase de captação de recursos e parcerias, mas ela já planeja uma futura exposição de seu trabalho autoral. A sua expectativa é transformar conceitos, despertar vontades de viajar nas pessoas e fazer com que entendam a beleza de culturas diferentes.

– No meu trabalho realizado em feiras, percebo que diversos seguidores e amigos que nunca tinham ido a elas. Hoje, estão muito mais felizes e também compartilhando desse prazer que era meu – comenta ela.

zi fernandes Por que você se interessou por gastronomia para fotografar? O que ela te traz de especial?
Eu acho que para fotografar comida é preciso ser apaixonado por comer, entender a arte que existe na apresentação dos pratos, nas cores e texturas dos alimentos. Quando realizei o meu primeiro trabalho, vi as minhas fotos, realmente senti algo e uma facilidade que não sei explicar, eu ainda trabalhava em um agência de publicidade e todo mundo elogiou muito, então descobri que tinha facilidade para este tipo de fotografia.

Fotografar comida me traz um liberdade muito grande de criação, uma vontade de ousar e fazer diferente, sair do básico, desenvolver nossa linguagem visual e despertar a fome sem deixar a questão artística. O interessante é que os chefes de cozinha, que são meus maiores parceiros, também compartilham isso e me ajudam muito a realizar um trabalho que me deixa satisfeita.

Quando você decidiu fotografar gastronomia? Aconteceu algo de especial?
Foi uma oportunidade, eu era executiva de contas de uma agência de publicidade, um dos meus clientes era um restaurante japonês, solicitou este trabalho, mas não tinha muito investimento, eu me candidatei a fazer e foi sucesso!

Você vai viajar para Europa para fotografar. É sua primeira viagem internacional a trabalho? Por que a Europa?
Sim, é a minha primeira viagem internacional a trabalho. Escolhi a Europa por uma questão histórica, ela foi uma das responsáveis pela formação da comida brasileira e esta é a minha busca: entender um pouco mais a nossa origem. Além disso, existe uma riqueza cultural muito grande na culinária dos países europeus. Em Marrocos, quero registrar esse cenário e entender esa realidade gastronômica.

zi fernandes Qual a sua expectativa em relação à viagem? O que você pretende trazer de bom dessa experiência?
Minha expectativa é muita grande, estou indo de coração aberto, querendo ser surpreendida, disposta a me apaixonar pelas coisas, experimentar tudo, quero conseguir boas fotos para montar uma exposição que mexa com o coração e o estômago das pessoas.

Já planeja fazer outras viagens? Para onde?
Sim, claro! A princípio, quero visitar a África, uma cultura que marcou muito a nossa história. No Brasil, quero visitar aldeias indígenas e o Nordeste. Acho que sempre estarei viajando a trabalho se for possível, pois isso é uma realização muito grande pessoal.

Qual o conselho você daria para quem está começando na fotografia e quer ter uma carreira de sucesso?
Estudar muito! Não digo apenas investir em cursos, mas também em livros e vídeos no Youtube. Para se ter ideia, com um pouco de experiência eu estudo em média duas horas por dia. Na internet, encontramos muitas coisas e muita gente boa, sempre estou melhorando, criando novos conceitos, o que não se pode é se acomodar.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!