Salve, salve!!!

0
salve, salve

Começar frases usando “Mas” e “E” é enfatizar a ideia da oração iniciada | Foto: Divulgação

Outro dia um leitor me perguntou se o ponto poderia vir antes da conjunção “e” ou antes da conjunção “mas” em frases assim: “Barra e Recreio oferecem diversas opções de lazer. E muito mais!”, “Barra e Recreio oferecem diversas opções de lazer. Mas muita gente vai a esses bairros em busca de emprego”.

Bem… segundo alguns manuais de redação… deve-se evitar esse uso, pois as conjunções têm o papel de 1- ligar termos (João e Maria) ou 2- ligar orações (Choveu ontem e ventou hoje), ou seja, as conjunções não devem ligar períodos. No entanto, alguns estudiosos consagrados e mais atentos às construções possíveis (e existentes em abundância) na língua portuguesa não desabonam o uso da conjunção logo após um ponto, pois o objetivo dessa pausa maior marcada pelo ponto antes de uma conjunção serve para imprimir ênfase à ideia introduzida por tal conjunção.

Em outras palavras, não se pode falar em erro de português quando a pontuação é usada para atingir um propósito estilístico, que visa a uma intenção comunicativa. Portanto (observe que eu acabo de colocar uma conjunção depois de um ponto!), se o propósito é enfatizar a ideia contida na oração introduzida por E ou MAS (ou qualquer outra conjunção), não se pode reprovar tal construção.

Enfim, o fato é que gramáticos consagrados, prosadores insuspeitos e a grande mídia impressa utilizam o ponto antes de E ou MAS quando o objetivo é realçar uma ideia iniciada por tais conjunções, logo não há razão para batermos o martelo e dizer: “Está errado!”. Pois não está!

Até a próxima! 🙂

924 total views, 2 views today

(Visitado80 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Fernando Pestana

Fernando Pestana

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor dos livros "A Gramática para Concursos Públicos" e "As Dúvidas de Português mais Comuns em Concursos". Trabalha há 13 anos em cursos preparatórios para concursos, como o EuVouPassar e o Estratégia Concursos (ambos são cursos on-line). Viaja pelo Brasil dando palestras sobre a língua portuguesa.
Fernando Pestana

Latest posts by Fernando Pestana (see all)

14-11-2014 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Desenvolvimento evo.ag.
Pular para a barra de ferramentas