Matérias e Colunas

Salve, salve!!!

salve, salve
Começar frases usando “Mas” e “E” é enfatizar a ideia da oração iniciada | Foto: Divulgação

Outro dia um leitor me perguntou se o ponto poderia vir antes da conjunção “e” ou antes da conjunção “mas” em frases assim: “Barra e Recreio oferecem diversas opções de lazer. E muito mais!”, “Barra e Recreio oferecem diversas opções de lazer. Mas muita gente vai a esses bairros em busca de emprego”.

Bem… segundo alguns manuais de redação… deve-se evitar esse uso, pois as conjunções têm o papel de 1- ligar termos (João e Maria) ou 2- ligar orações (Choveu ontem e ventou hoje), ou seja, as conjunções não devem ligar períodos. No entanto, alguns estudiosos consagrados e mais atentos às construções possíveis (e existentes em abundância) na língua portuguesa não desabonam o uso da conjunção logo após um ponto, pois o objetivo dessa pausa maior marcada pelo ponto antes de uma conjunção serve para imprimir ênfase à ideia introduzida por tal conjunção.

Em outras palavras, não se pode falar em erro de português quando a pontuação é usada para atingir um propósito estilístico, que visa a uma intenção comunicativa. Portanto (observe que eu acabo de colocar uma conjunção depois de um ponto!), se o propósito é enfatizar a ideia contida na oração introduzida por E ou MAS (ou qualquer outra conjunção), não se pode reprovar tal construção.

Enfim, o fato é que gramáticos consagrados, prosadores insuspeitos e a grande mídia impressa utilizam o ponto antes de E ou MAS quando o objetivo é realçar uma ideia iniciada por tais conjunções, logo não há razão para batermos o martelo e dizer: “Está errado!”. Pois não está!

Até a próxima! 🙂

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!