Matérias e Colunas

Categoria:

Prevenção de afogamentos em piscinas e prédios

Sobrasa realiza campanha em prédios e academias da região, a fim de evitar afogamentos | Crédito: Divulgação
Sobrasa realiza campanha em prédios e academias da região a fim de evitar afogamentos | Crédito: Divulgação

A chegada do verão se aproxima e com ela a preocupação para prevenir os afogamentos em piscinas em casas, condomínios e casas. A fim de diminuir o número de óbitos, especialmente entre crianças e adolescentes, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) realiza, até dia 14, sexta-feira, a campanha “Piscina+Segura” no Brasil. No Rio, cerca de 30 academias aderiram à campanha, como é o caso da Acqua Fitness, no Recreio.

— A segurança na piscina deve ser uma prioridade e professores treinados e conscientizados de sua importância no trabalho de prevenção de afogamentos assumem um papel vital na redução dos afogamentos —disse Antônio Santos, diretor da academia que foi a primeira a receber da Sobrasa o certificado de “Academia mais segura”, no Brasil.

Esta é a segunda edição da campanha, que foi criada em 2013. De acordo com dados da Sobrasa, no Brasil, 20 pessoas morrem afogadas todos os dias. O afogamento é a segunda causa de morte em crianças de um a nove anos de idade e a terceira nas idades entre dez e 19 anos. A ONG funciona como um conselho profissional com objetivo principal de reduzir o número de afogamentos, estabelecer as melhores técnicas e uniformizar e difundir o conhecimento.

A campanha promove atividades lúdicas voltadas à educação para prevenção em afogamentos, abrangendo todas as idades e segmentos nas medidas de segurança em piscinas, além de treinamento para professores. As medidas de prevenção recomendadas pela Sobrasa são atenção aos filhos, guarda-vidas sempre presente, saber como agir em casos de urgência, cercar a piscina para que o acesso seja restrito e usar ralos anti-sucção e meios de desligamento da bomba.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!