Matérias e Colunas

Planeje o seu 13º salário

13º salário
13º salário: aproveite-o se você não tem dívidas | Foto: Divulgação

O ano já está na reta final e com ele o tão esperado 13º salário está para chegar, com a primeira parcela a ser paga até dia 28. De acordo com Reinaldo Domingos, educador financeiro, esse dinheiro deve ser usado para a realização de sonhos para 2015 e não com supérfluos. Dessa maneira, a hora é de fazer um raio-x nas contas para decidir o destino do 13º.

-A melhor situação seria a se este dinheiro fosse um bônus, um presente para fazer o que quiser com ele, mas desde a época que ele foi criado, em 1962, diversas pessoas usam para sanar dívidas. Muita gente vai aos bancos para renegociar empréstimos ou, pelo menos, minimizá-los – comenta o especialista, donoda DSOp Educação Financeira.

Pagar dívidas com 13º salário pode mascarar problemas

Quitar dívidas usando o 13º salário é como tampar o sol com a peneira, porque o real problema não deixa de existir: a desorganização financeira.

-O endividamento precisa ser solucionado com o próprio salário e o caminho para isso é reduzir gastos. Quem está cheio de contas para pagar e usa o 13º para isso provavelmente ultrapassa os limites – diz ele.

Para identificar o que pode ser gasto, é preciso ter tudo no papel, o que entra e o que sai todos os meses. De acordo com o especialista, só depois de fazer este diagnóstico é que dá para ter uma clareza sobre a situação financeira. Até em casos de parcelas a longo prazo, é preciso calculá-las para saber se vão caber no bolso nos próximos meses.

-Ainda que seja preciso fazer um financiamento para concretizar  sonhos que não são possíveis de serem realizados de outro jeito, é essencial verificar se as parcelas vão entrar no orçamento sem prejudicá-lo – comenta Reinaldo Domingos.

 

13º salário: cuidados com os gastos de fim de ano


Sendo assim, Domingos indica que os custos fixos sejam todos considerados para verificar se existe a chance de mais parcelas entrarem nas contas.

-Verifique para onde seu dinheiro está indo, cada centavo, pois somente desse jeito dá para perceber o que está sendo gasto com supérfluos e que devem ser deixados de lado. Veja também se tem mais despesas do que o seu orçamento aguenta. Ainda que esteja no azul, preste atenção nas futuras e possíveis prestações, some com gastos extras,impostos e colégio dos filhos.

A pesquisa de preços deve fazer parte de qualquer compra de final de ano e pedidos de desconto devem fazer parte disso. Uma dica que o especialista dá é estipular um limite de gastos.

Nem todos têm dívidas e nesse caso, a opção é poupar. Aqueles que têm perfil investidor podem também fazer um bom uso do 13º salário.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!