Matérias e Colunas

Categoria:

Resgate de animais

resgate de animais
Doação e reabilitação de animais acontece no Recreio, Barra e Vargens pelo projeto Terra de Ártemis | Foto: Divulgação

Valéria Tussand vive com dez cães, quatro gatos, dois jabutis e um porquinho da Índia. Todo esse amor pelos bichos foi fundamental para que ela fundasse, em 2012, a Terra de Ártemis, um projeto que resgata e reabilita animais abandonados. A Ártemis sobrevive apenas com doações e não funciona como abrigo, mas indica lares temporários e organiza feiras de adoção. 

-Fazemos uma entrevista relativamente longa (risos) quando o assunto é adoção. Perguntamos onde o animal ficará, se o apartamento/casa tem telas, se há risco de fuga. Muitos acham que temos muita “burocracia”, mas a verdade é que retiramos o animal de uma situação de risco e precisamos ter certeza de que ele irá para o lugar certo – comenta ela.

Mensalmente, no Recreio, a Terra de Ártemis organiza a Feira de Adoção no ParCão, na Rua Augusto Ruschi. Mas a atuação do projeto abrange outros bairros.

— Temos voluntários moradores do Recreio, Barra, Tijuca, Jacarepaguá, Zona Sul e Vargens, e já resgatamos animais em todas essas áreas, conta Valéria.

Entretanto, as dificuldades financeiras impedem que a Terra de Ártemis dê conta de toda a demanda.

— Infelizmente, não podemos ajudar todos os animais. Cada bichinho resgatado exige espaço, tempo, dinheiro e atenção. Temos muitos colaboradores fixos que nos ajudam mensalmente, fazendo doações de mantimentos e até financeiras. Mesmo que não consigamos assumir o animal naquele momento, divulgamos e pedimos (muitas vezes imploramos!) para que alguém faça o lar temporário e possamos dar continuidade e salvar aquela vida. Vidas como a da Paçoca, uma buldogue francesa.

— Muitas pessoas acreditam que cães de raça não são abandonados e isso é uma ilusão muito grande! Paçoca tinha uma úlcera de córnea perfurada, infecção no ouvido, é surda, estava infestada de carrapatos e vermes, com muita sarna, feridas nas orelhas e cicatrizes de queimadura pelo corpo. O tratamento dela durou meses, e, hoje, está linda, tratada, castrada e adotada, comemora Valéria.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!