Desenvolver pessoas: o grande desafio da atualidade

0
desenvolver pessoas

Desenvolver pessoas faz parte de estratégias de negócio | Foto: Divulgação

Tenho conversado com muitos líderes e empresários de diversos segmentos e costumo ouvir muitas histórias sobre os grandes projetos de negócios que possuem “na gaveta” e que infelizmente não podem colocar em prática. Falam de seus projetos de maneira esfuziante e altamente motivada, mas ao final, quando perguntados das razões de não colocarem tal projeto para frente, a resposta é de que não possuem gente preparada para delegar esta missão e que eles próprios não teriam tempo para dedicar-se a mais esta “frente”.

É no mínimo interessante e contraditória esta situação, porque em épocas de crise, as empresas perdem faturamento e o número de desempregados aumenta.  Algumas empresas, não resistindo, fecham as portas. E estes projetos? Será que não temos pessoas realmente qualificadas para “tocar estas oportunidades”?

Aqui vão algumas questões para reflexão:

– Os empresários e gestores estão exaustos de tanta burocracia, das dificuldades operacionais e legais para cumprirem. Faz-se necessário e é urgente que os relacionamentos e entraves com as legislações sejam mais “friendly”, ou seja, mais fáceis e ágeis.

– A concorrência está cada vez mais acirrada, mas ela é benéfica do ponto de vista de “empurrar” o segmento para a competitividade.

– A necessidade de inovar em produtos e serviços para encantar os clientes cada vez mais exigentes desafia integralmente o tempo das estruturas, o que também é ótimo para todos.

Mas existe um ponto que está requerendo cada vez mais atenção: o desenvolvimento das pessoas, pois na verdade, as empresas não têm mais tempo para esperar que os funcionários se desenvolvam, elas precisam tomar para si esta responsabilidade, por tratar-se de parte fundamental da estratégia do negócio.

770 total views, 1 views today

(Visitado101 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Paulo Roberto Menezes

Paulo Roberto Menezes

Autor do livro “A Nova Visão do Coaching na Gestão por Competências”, tem dois mestrados, MBA, curso de extensão em Planejamento e Organizações em Illinois (Chicago – EUA), quatro certificados internacionais de coaching e é professor universitário. Também é sócio-diretor de duas consultorias.
Paulo Roberto Menezes

Latest posts by Paulo Roberto Menezes (see all)

31-10-2014 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Desenvolvimento evo.ag.
Pular para a barra de ferramentas