Matérias e Colunas

Categoria:

Barra também tem sua feira orgânica

Foto ilustrativa da feira da Urca, que acaba de integrar o circuito | Divulgação
Foto ilustrativa da feira da Urca, que acaba de integrar o circuito | Divulgação

Já ouviu falar de feiras orgânicas? Na Barra da Tijuca, todas as terças-feiras, das 9h às 13h, na Praça do Ó, acontece uma e ela é integrante de algo bem maior, do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas. Marcando presença em 13 bairros do Rio, nossa região está neste mapa.

O que é o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas?

Você deve estar se perguntando, afinal, o que é o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas? Resumindo, é uma rede de feiras na qual acontece a venda de alimentos produzidos sem agrotóxicos, seguindo regras rigorosas, comercializados pelo próprio produtor a preços justos, com quase 40% de diferença dos valores praticados em mercados para os mesmos produtos. Frutas, verduras e legumes fresquinhos, vindos do nosso próprio estado, são vendidos, além de queijos, pães, sucos, bolos e mel .

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário, Vinícius Assumpção, comenta:

– A proposta da prefeitura é levar uma alimentação adequada a toda população, por isso que este circuito não para de crescer – diz ele.

O circuito começou no ano de 2010 e é gerido pela ONG Essência Vital devido a pedidos de moradores da cidade. Os produtores são da a Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro, da ONG Essência Vital ou da Rede Carioca de Agroecologia Urbana.

Por enquanto, ainda está sendo feito um calendário de ampliação da rede, com o estabelecimento de diversas feiras, todas planejadamente pequenas, com até 37 barracas. Isso auxiliar tanto consumidores quanto produtores, de acordo com o secretário.

-O grande obstáculo desses agricultores familiares era vender toda a sua produção, mas com essa iniciativa, eles puderam vender mais e melhorar sua renda, além de acontecer um investimento nas plantações e produções – diz ele.

De acordo com pesquisa realizada por associações parceiras, antes da existência do circuito, o agricultor recebia cerca de R$700 mil por ano, mas agora o número gira em torno de R$ 7,8 milhões de reais/ano.

Serviço
Feira Orgânica da Barra da Tijuca
Local: na Praça do O, às terças-feiras, de 7h às 13h.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!