Matérias e Colunas

Dicas de Português

dicas de português
Gramática: essencial para quem deseja passar em concursos | Foto: Divulgação

Salve, salve!!!

Eu me chamo Fernando Pestana, sou professor de português e autor do livro “A Gramática para Concursos Públicos”. Muito prazer!
Por incrível que pareça, meu livro ficou durante algumas semanas à frente do best-seller “Cinquenta Tons de Cinza” na Play Store. Isso torna o meu livro um best-seller também? Acho que não. :-/
Bem… mas o objetivo desta coluna é falar do meu livro? Não! Claro que não. A minha intenção é dar dicas de português, visando ao uso adequado da nossa língua em situações que exijam certo grau de formalidade (e às vezes nem tanto).
Pensei, pensei, pensei… Como é o primeiro texto desta coluna, mil coisas passaram por minha cabeça… até que do nada eu liguei a TV… Jornal Nacional passando… o William Bonner fala assim: blá-blá-blá… atingiu o RÉcorde (este acento, que não existe na escrita, serve apenas para indicar a pronúncia usada por ele, ok?)… blá-blá-blá…
Opa! Calma aí! Qual é a pronúncia adequada no português? É “récorde” ou “recórde”? (Vale lembrar que tais acentos estão sendo usados por mim apenas para indicar a pronúncia.)
Se a pronúncia adequada fosse “récorde”, a palavra seria grafada com acento, uma vez que toda palavra proparoxítona é acentuada. No entanto, tal palavra é escrita corretamente assim: “recorde”. Como não possui acento, deduzimos que a palavra é paroxítona (e toda paroxítona terminada em “e” não é acentuada). Resumo da ópera: ele deveria ter falado “recórde”.
“Poxa, Pestana, mas falar ‘recórde’ é feio demais!”
Eu sei, mas é a pronúncia adequada na língua portuguesa! Não me odeie por isso…
“Mas, Pestana, será que a intenção do apresentador não é usar a pronúncia inglesa?”
Bem, se fosse isso, ele precisaria treinar melhor o inglês, porque a pronúncia usada por ele foi beeeem “abrasileirada”…
O fato é que as mídias de massa tentam se aproximar cada vez mais da maneira como seu público-alvo usa a língua, que quase nunca pronuncia ‘recórde’, e sim ‘récorde’. Daí as “adaptações”, mesmo que isso infrinja o que a gente chama de “ortoepia” ou “ortoépia” (um assunto dentro da gramática que trata da correta pronúncia das palavras).
Afinal… é ‘récorde’ ou ‘recórde’?!
Agora é com você… 🙂

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!