Matérias e Colunas

Categoria:

Retratos da natureza no Recreio e Barra

A natureza da região possui uma beleza única, singular. Fotógrafos, amadores e profissionais, buscam retratar cada detalhe mostrando o “olhar” e proporcionado um verdadeiro show de imagens.Márcio Machado, que faz registros por hobby, percorre boa parte da região para dar seus cliques e provar da imensidão da natureza.— Desde que comecei a fotografar, elegi a natureza como meu principal foco. Com a ascensão da câmera digital em 2004, intensifiquei meus registros fotográficos nesse tema — afirma ele, que embora não seja remunerado, já participou de algumas exposições e teve seus registros inseridos em um banco de imagens na Alemanha.Retratos da natureza no Recreio e na Barra
Machado costuma fotografar do alto, de helicóptero, tornando os registros ainda mais inesquecíveis.

— Costumo sobrevoar essa região com voos de helicóptero que sempre me impactam como a natureza se revela em todas as suas formas, com rio, lagoa, praia, montanha, que compõem um cenário lindo e harmonioso nessa região.

Retratos da natureza no Recreio e na Barra 6

Gilvan de Souza é fotógrafo profissional e trabalha com esportes, mas, nos momentos de lazer, aprecia fazer registros da natureza.

— Fotografar a natureza realmente faz muito bem para o espírito, é um dos raros momentos que podemos estar à procura de uma foto legal, sem estresse e à espera da melhor imagem — afirma.

Ele não busca uma árvore, ou uma planta. Tudo depende da inspiração, embora ele prefira os cenários completos na foto.

-Gosto dos cenários completos, acho que as composições ficam melhores. Sempre que vejo algo que renda uma foto que tenha um detalhe incomum eu também faço o registro — conclui ele.

Gustavo Chiavegatto é fotógrafo do site Baixo Recreio e faz registros por hobby e profissionalmente na região. Aos 39 anos, se mostra experiente, já que começou a tirar fotos da natureza aos 15.
— Comecei a fotografar natureza aos 15 anos, com uma máquina amadora de 35mm. Em 2002 ganhei uma máquina profissional e entrei em um curso de fotografia artística. Ali aprendi sobre a História da Fotografia e técnicas específicas para fotografar diferentes aspectos da natureza. Acredito que através desses registros seja possível despertar nas pessoas o respeito ao meio ambiente — recorda-se Gustavo.Retratos da natureza no Recreio e na Barra
Retratos da natureza no Recreio e na Barra b
Retratos da natureza no Recreio e na Barra
Chiagevatto aproveita para eleger os mais belos cenários da região.
— Gosto muito de fotografar no Parque Municipal Natural do Marapendi e no Parque da Prainha. Lá, encontra-se paisagens exuberantes. Temos uma fauna e flora bastante ricas para captar belas imagens – pontua ele.
Lugares onde a natureza se apresenta
A região possui vasta natureza e, em alguns locais, ela se mostra, como quem diz: “Fotografe-me”. No pontal, atrás do Condomínio Village, é possível ver boa parte da orla e a famosa e tradicional Pedra do Recreio; na Prainha e em Grumari, duas praias paradisíacas, um clique é quase que obrigação de quem passa por lá.
Além disso, é possível fazer uma trilha de 20 minutos no Mirante do Caeté, dentro do Parque Natural da Prainha, e conseguir, de cima, ver toda a natureza que cerca o local. Parque Marapendi e Chico Mendes, no Recreio, e Bosque da Barra têm muito verde, micos, capivaras e pássaros que merecem registros.
Outro local que não fica atrás é o Píer da Barra, no Posto 1, da Praia da Barra. Do alto, é possível fazer belas fotos de boa parte da orla.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!