Matérias e Colunas

Categoria:

Recreio se embeleza mais com arte urbana

latões no Recreio
Latões velhos agora deixam a paisagem mais bonita | Foto: Divulgação

O Recreio acaba de receber mais um legado da arte urbana: latões velhos de lixo viraram verdadeiras obras de arte e estão no bairro para todo mundo ver de perto. A ONG Onda Carioca promoveu recentemente o projeto Duelo de Latões, em que grafiteiros embelezam esses recipientes com grafites, ao som de MC`s. A partir de outubro vai rolar, toda quinta-feira, na praça, a partir das 19h, as “Batalhas de MC” com participação livre. O presidente da entidade, Júlio Cesar Gomes, conta mais:

— Conseguimos sete latões em um ferro velho. Reformamos todos eles e montamos um evento na Praça do Futuro onde os sete artistas fizeram performances simultâneas nos latões ao som de Batalhas Temáticas de MCs da comunidade do Terreirão. O resultado foi um evento com alta carga cultural, que atraiu um bom público e os latões se transformando em lindas peças artísticas que, em seguida, passaram a ocupar a praça como mobiliários urbanos (novas lixeiras) — salienta Gomes.

O artista Wark Rocinha participou do evento, achou o encontro positivo e ficou satisfeito por ter contribuído para que a mensagem fosse passada.

— Foi uma experiência nova. Adorei especialmente porque a causa é positiva. Trata-se de um ato de conscientização do bairro e isso faz com que a praça fique bem mais harmônica.  Foi implementada cultura e tenho certeza de que essa iniciativa vai ter continuidade.  A Onda Carioca está de parabéns com essa ação cultural — conta o grafiteiro.

De acordo com o presidente da ONG, a cada evento são apresentadas novidades  tentando associar cultura, educação e lazer.

— No Duelo de Latões, buscamos difundir a cultura do rap e do grafite, ao mesmo tempo promover a revitalização da infraestrutura de lixeiras da praça, que há muito tempo estava com apenas duas papeleiras, em que pese as muitas solicitações que fizemos à Comlurb — afirma ele.

Outro artista de arte urbana que participou da ação foi Carlos Bobi, e ele conta como foi a experiência.
—  Voltei a ter contato com o Júlio (presidente da ONG), que me convidou para participar do Duelo de Latões. O evento me favoreceu, pois um de meus suportes na rua são os postes de luz e foi muito prazeroso para mim pintar latões e interagir com o público – comenta ele.
A ONG Onda Carioca lançou o projeto Praça do Futuro no fim de março. A iniciativa tem por objetivo revitalizar praças cariocas localizadas próximas às comunidades e aproveitar o espaço para desenvolver experiências educacionais com foco voltado para o desenvolvimento sustentável das mesmas. A primeira revitalização aconteceu na praça Eurico Alencastro Massot, no Terreirão.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!