Matérias e Colunas

Categoria:

Pontos corridos ou Mata-mata?

pontos corridos ou mata-mata
Discussão é praticamente eterna | Foto: Divulgação

Desde 2003, o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, em turno e returno. O campeão é o time que soma a maior quantidade de pontos, sem a necessidade das partidas decisivas de outrora (do popular Mata-mata).Lá se vão 11 anos desde a mudança no modelo de disputa, mas o assunto segue sendo tema de debate nas mesas dos bares do Rio de Janeiro. Afinal, qual o formato de disputa ideal: o correto é ser racional, ver o time com a campanha mais regular ser recompensado com o título? Ou não, para ser o legítimo campeão é preciso que o time encare o Mata-mata?

Emoção (Mata-mata) e regularidade (Pontos corridos) estão longe de estender a bandeira branca, mas o torcedor dá indícios de sua preferência. De 1993 a 2002 (Mata-mata), a média de público do Brasileirão foi de 11,9 mil pessoas por jogo. Entre 2003 e 2012 (Pontos corridos), de 13,8 mil, de acordo com os números da CBF.

Entenda as fórmulas de disputa:
Pontos Corridos – Numa competição de “todos contra todos” em turno e returno, cada um dos clubes enfrenta todos os demais. Ao final, aquele que obtiver mais pontos é o campeão.
Mata-mata – As equipes se enfrentam uma única vez. Ao final da primeira (e única) fase, os oitos primeiros colocados se enfrentam da seguinte forma: o primeiro contra o oitavo, segundo pega o sétimo, o terceiro encara o sexto e assim sucessivamente.
Em jogos de ida e volta, a equipe com melhor classificação na primeira fase leva duas vantagens: a de poder decidir em casa e a de jogar por dois resultados iguais.
E para você, qual o formato de disputa ideal? Deixe seu palpite!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!