Pilates e Saúde

0
Pilates e saúde

Pilates faz bem para o corpo e mente | Foto: Divulgação

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) em seu documento “Envelhecimento ativo: Uma política de saúde”, uma atividade física regular e moderada reduz o risco de morte por problemas cardíacos em 20% a 25% em pessoas com doença do coração diagnosticada, além de reduzir substancialmente a gravidade de deficiências associadas à cardiopatia e outras doenças crônicas. Assim, o Método Pilates estaria enquadrado neste contexto para prevenção primária, secundária e terciária da saúde.

Seus princípios são: relaxamento, concentração, alinhamento, respiração, coordenação e resistência. Os benefícios deste método são: aumento de força, maior controle muscular, integração corpo e mente, melhora da capacidade respiratória, aumento da flexibilidade, fortalecimento, correção da postura, reestruturação do corpo, prevenção de lesões, aumento da consciência corporal, aumento da auto-estima e alívio de dores musculares.

Um dos princípios fundamentais do método Pilates é que a musculatura abdominal é o centro de todo movimento: quanto mais forte essa musculatura, mais poderoso e eficiente é o movimento. Portanto, antes de cada exercício de Pilates, um centro é recrutado, empurrando delicadamente o umbigo e contraindo os músculos profundos do abdômen. O objetivo é manter o centro corporal estável enquanto os movimentos de braços e pernas são executados com precisão.

Influência na Postura

A postura incorreta faz mais do que diminuir a autoconfiança e a dignidade: obstrui a respiração, tensiona os músculos e ligamentos e pode afetar adversamente as articulações da coluna, propensas a artrite, artrose e dor generalizada.

Influência na flexibilidade

Nos exercícios de Pilates, os alongamentos são estimulados sempre, levando a uma maior flexibilidade ao corpo, que fica naturalmente comprometida pela falta de exercícios.

Influência na Osteoporose

Na Osteoporose, há muita fragilidade do esqueleto e maior suscetibilidade à fratura após pequenos traumas, além de dores nas costas devido a contraturas musculares ou por microfraturas e deformidade da coluna com diminuição da altura da pessoa. Geralmente o fêmur e a coluna são as mais acometidas.

620 total views, 1 views today

(Visitado52 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Leandro Villarinho

Leandro Villarinho

Leandro Villarinho é sócio da Saúde & Forma Studio Pilates ,especialista no método Pilates, pós-graduado em musculação, personal trainner e graduado em Educação Física.
10-10-2014 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Desenvolvimento evo.ag.
Pular para a barra de ferramentas